3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Cooperativismo, um compromisso com a sociedade

Artigos

25.01.2019

Cooperativismo, um compromisso com a sociedade

Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, baseado em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade entre os associados, com a finalidade de atingir o bem comum.

Uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, onde seus associados acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

A Política Nacional de Cooperativismo estabelece que os membros de uma sociedade cooperativista se obrigam reciprocamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica de proveito comum e sem objetivo de lucro. O fim maior é o homem, não o lucro.

Conheça os princípios:

1. Adesão livre e voluntária

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e assumir responsabilidades como associados, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas e de gênero.

2. Gestão democrática pelos cooperados

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus associados, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.

3. Participação econômica dos cooperados

Os cooperados contribuem eqüitativamente para o capital de suas cooperativas e o controlam democraticamente.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, geridas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações (incluindo instituições públicas) ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus associados e mantenham a autonomia das cooperativas.

5. Educação, formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus associados, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma a contribuir eficazmente para o desenvolvimento das suas cooperativas.

6. Intercooperação

As cooperativas servem de forma mais eficaz a seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo trabalhando em conjunto, por meio das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado de suas comunidades, a partir de políticas aprovadas pelos seus associados.