3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

MOSSORÓ: PACIENTE DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA NÃO RECEBE ALTA E PASSA A NOITE FORA DA UNIDADE

Geral

05.08.2010

GAZETA DO OESTE – 05-08-2010

Secção: Mossoró

Link:  http://gazetadooeste.com.br/mossoro6.php

Publicado no dia 05/08/10

 

PACIENTE DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA NÃO RECEBE ALTA E PASSA A NOITE FORA DA UNIDADE

A presença de uma senhora, paciente do Hospital Regional Tarcísio Maia, chamada Maria Lucineide Costa de Lima, que teria pernoitado do lado de fora do hospital à espera de parentes que fossem buscá-la, despertou a atenção de pessoas que denunciaram o caso à GAZETA DO OESTE.
No hospital a equipe de assistência social informou que a paciente deu entrada no hospital no dia anterior, terça-feira, às 18h55, vítima de queda de moto, e que a idade estimada é de 35 anos. "O Samu traz os pacientes quando encontram desmaiados ou feridos nas ruas. E ela veio sem acompanhante", informou a assistente social Neuma Galdino.
Questionada pela reportagem, Maria Lucineide Rosa afirmou que havia pulado de local muito alto. "Eu estava tentando morrer, mas não deixaram", disse a paciente. Ela não quis informar o motivo.
Sobre o fato de ter passado a noite do lado de fora da instituição, a assistente social justificou que, pelo fato de ela estar sem acompanhante, evadiu-se do hospital. "Ela ainda não recebeu alta, mas como são muitas pessoas entrando e saindo e ela está sem acompanhante, fica difícil controlar que ela fique no leito", continuou.
Neuma Galdino informou ainda que quando acontecem esses casos e os pacientes sabem indicar o local onde moram, a ambulância do hospital vai deixá-los em casa, mas quando não sabem onde moram, são encaminhados para os Centros de Referência em Assistência Social do município (CRAS). "Ela já foi questionada várias vezes sobre o local onde mora, mas cada vez fala um bairro diferente, então nós vamos aguardar e quando ela tiver alta vamos tentar deixá-la em casa", informou a assistente social.