3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Um simples gesto de solidariedade com poder de salvar vidas

Artigos

16.05.2019

Um simples gesto de solidariedade com poder de salvar vidas

Doar sangue de 3 a 4 vezes por ano, não causa danos a saúde e salva milhares de vidas

 

O sangue é indispensável para a manutenção da vida. No entanto, mesmo com o avanço da ciência, ainda falta muito para que ele seja desenvolvido em laboratório, o que auxiliaria, e muito, nos casos de baixo estoque nos hemocentros. No Brasil, são contabilizadas mais de 3 milhões de doações de sangue a cada ano. Mas ainda tem muita gente que sente receio em tomar esta decisão, seja por medo de dor, de passar mal, de contrair doenças ou de qualquer outro boato que ouviu por aí. Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 1,6% da população brasileira doa sangue – o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Jovens com idade entre 18 e 29 nos, segundo a pasta, são maioria – respondem por 42% do total de doações registradas no país. O percentual de doadores (1,6%) está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população, segundo o ministério. Porém, o governo quer aumentar o número de doadores.

Com esse dado alarmante e, com aproximação do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no próximo 14 de junho, a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte – Coopmed-RN resolve chamar a atenção e esclarecer os mitos e verdades relacionados a doação de sangue.
No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é preciso levar documento de identidade com foto. O numero de doações varia de acordo com o sexo. Para homens é recomendado quatro doações anuais e de três doações anuais para a mulher. Profissionais da saúde orientam que o intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

A Cooperativa Médica preocupada com os baixos números aderiu a Campanha Heróis Doadores que mobiliza a sociedade para a doação regular de sangue, respeitando os limites do corpo. ”Se 4% da população doassem sangue regulamente, não haveria morte por falta de sangue”, destaca Márcio Paiva, superintende da Coopmed.

1 – DOAR SANGUE DÓI?

Nada! Só a picadinha, que é inevitável, mas nada que vai impedir de você de um gesto tão nobre, não é mesmo? =)

2 – DIABÉTICOS NÃO PODEM DOAR?

Caso o diabetes estiver controlado apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais, e não apresente alterações vasculares, o portador da doença pode doar sem medo. Agora, caso ele tenha utilizado insulina uma única vez, infelizmente não poderá doar.

3 – VOU FICAR SEM SANGUE?

Não, a quantidade retirada é pequena e a reposição é feita naturalmente pelo organismo sem alterar o equilíbrio. Ela começa a ser feita nas primeiras 24 horas após a doação. A natureza pensou em tudo direitinho, viu?

4 – POSSO DOAR TODO MÊS?

Não! Nosso corpo precisa de um prazo para se recompor, por isso, o recomendado é que o homem faça a sua doação a cada dois meses e a mulher a cada 90 dias.

5 – GESTANTES E LACTANTES NÃO PODEM DOAR?

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar. As lactantes devem aguardar 12 meses após o parto. E no período pós-parto, a mulher poderá ser doadora após 90 dias, em casos de parto normal e 180 dias em cesárias.

6 – PRECISO ESTAR DESCANSADO E ALIMENTADO?

É necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições prévias leves e sem gordura. Além disso, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação. Ah, não precisa estar em jejum, está bem?

7 – IDOSOS NÃO PODEM DOAR SANGUE?

Desde 2013, houve aumento na idade máxima dos doadores de sangue pelo Ministério da Saúde. Atualmente, pessoas entre 16 e 69 anos podem realizar o ato de doação. =)

8 – QUEM RECEBE TRANSFUSÃO ESTÁ SUSCETÍVEL A DOENÇAS?

A partir da implementação do Teste de Ácido Nucleico (NAT), doenças como HIV, Hepatites B e C, são detectadas pelo procedimento que tem capacidade de identificar se a pessoa está contaminada mesmo que haja um curto período entre o dia de contaminação e a doação.

9 – O PESO INFLUENCIA NA DOAÇÃO?

Sim. É preciso ter a partir de 50 quilos para poder realizar a doação.

10 – APENAS UMA PESSOA É BENEFICIADA COM CADA BOLSA DE DOAÇÃO?

O sangue colhido é separado em vários componentes e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita. Com uma doação, você estará salvando várias vidas até quatro vidas, entre vítimas de acidentes, gestantes com anemia, pacientes cirúrgicos, hemofílicos e recém-nascidos