3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

20% da população brasileira sofrem com problemas de prisão de ventre

Geral

26.05.2014

De acordo com o Médico Vagner Trautwein, especialista no aparelho digestivo, o problema de constipação é mais frequente em mulheres.
A prisão de ventre, mais conhecida pelos médicos como constipação intestinal, tem atingido cada vez mais brasileiros. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) 20% das pessoas sofrem com esse problema e as mulheres são as mais afetadas, principalmente as que estão na faixa etária de 40 a 49 anos.

De acordo com o Médico Vagner Trautwein, especialista no aparelho digestivo, o problema de constipação é mais frequente em mulheres. Um homem para cada três mulheres sofrem com o problema. “Após os 65 anos de idade, 40% das mulheres tem problema de constipação”, afirmou ele.

Os especialistas acreditam que para a pessoa ser diagnosticada com prisão de ventre esta deve evacuar menos de três vezes por semana e, em uma dessas é necessário fazer um esforço além do normal para conseguir.

Os principais sintomas do problema estão ligados ao desconforto abdominal, sensação de barriga estufada e dores abdominais. Fora isso, fatores como flatulência, irritabilidade, apendicite, acnes, inflamação do abdômen e hemorroidas também estão associadas a doença.
Os médicos alertam que para amenizar esse problema, o paciente deve adotar uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas e vegetais. Junto a isso, a ingestão de muita água e o acompanhamento de uma atividade física também ajuda, pois obriga o intestino a se contrair, redistribuindo o liquido contido no corpo e facilitando o trânsito do bolo fecal.

Para a Nutróloga, Liliane Oppermann, com a ingestão de alimentos certos o problema pode diminuir muito e o paciente pode se sentir cada vez melhor. “O ideal é evitar comer frituras e comidas muito pesadas como pizzas, biscoitos recheados, chocolates e doces no geral. É importante consumir alimentos como legumes e frutas, trigo e leite e em um curto espaço de tempo. O ideal seria comer de três em três horas”, explicou ela.

Fonte: Nominuto.com