3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Duas em cada três mulheres que tomam anticoncepcional usam o método de forma errada

Geral

30.09.2016

Duas em cada três brasileiras que usam anticoncepcional como forma de prevenir a gravidez utilizam o método de forma errada, aponta uma pesquisa feita pela companhia farmacêutica Bayer com apoio do Departamento de Ginecologia da Unifesp. O estudo, que ouviu mulheres de nove países, mostra que as brasileiras são as mais esquecidas: 58% das entrevistadas disseram ter esquecido de tomar a pílula pelo menos uma vez no mês anterior. Número muito acima da média mundial de 39%.

A pílula precisa ser tomada diariamente e no mesmo horário, para que seja mantida sua eficácia de até 99,7%.

Entre os fatores apontados para o esquecimento estão a falta de regularidade nos horários, não deixar a pílula em local visível, estresse e agenda cheia. A falta de regularidade nos horários foi admitida por 58% das brasileiras.

Quando esquecem de tomar a pílula, a maioria das mulheres diz que procura outros métodos para evitar a gravidez.

Anticoncepcional pode afetar a fertilidade da mulher? Veja mitos e verdades

Movimentos contra pílula acendem debate sobre segurança do contraceptivo mais popular no Brasil

Outro dado alarmante é de que, entre as mulheres que adotam a pílula como anticoncepcional, apenas 6% usam preservativo, aumento o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.


Como resultado do uso irregular de métodos contraceptivos ou da falta total de prevenção, mais da metade das gravidezes do mundo não são planejadas. No Brasil, este número é de 55% e fica maior entre adolescentes.

Nos EUA, o número de gravidezes indesejadas caiu nos últimos anos devido a implementação de métodos contraceptivos de longo prazo, como o DIU (dispositivo intrauterino), que possui duas versões: a hormonal, que dura até cinco anos, e a de cobre, que dura até dez anos. Ambos têm eficácia altíssima.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o DIU não causa infecções, não atrapalha futuras gravidezes e pode ser usado por mulheres que ainda não tenham filhos.

O estudo, que analisou o comportamento de mulheres de 20 a 35 anos, mostra que o estresse das multitarefas do dia a dia leva as mulheres a esquecer atividades básicas como tirar a maquiagem antes de dormir e tomar a pílula diariamente e no horário correto.

A pesquisa Millennials e Contracepção – Por que esquecemos? foi realizada em nove países: Brasil, Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e México. Foram ouvidas 4.500 mulheres entre 21 e 29 anos, todas que fazem uso exclusivamente do anticoncepcional oral diário para evitar a gravidez.


 

Fonte: R7