3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

As Cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.

Fundada em 19 de fevereiro de 2003, a Cooperativa Médica do RN começou a funcionar efetivamente em 2006. O principal objetivo da entidade é a prestação de serviços médicos nas variadas formas e especialidades; prestação de serviços administrativos, em estruturas ou entidades hospitalares públicos ou privados, podendo para isso, efetuar contratos de serviços auxiliares aos trabalhos médicos, através de contratos firmados com os órgãos públicos municipais, estaduais, federais, além de fundações, autarquias, caixas de assistência e entidades particulares a serem executadas por seus associados, de maneira individual ou coletiva.

Inicialmente presidida por Dr. Geraldo Ferreira Filho, reeleito em 2006, a Coopmed-RN  foi presidida de 2009 a  2016  pelo Dr. Fernando Pinto. O atual presidente da cooperativa é o Dr. Victor Vinícius de Almeida Ferreira.

Coopmed-RN reúne 36 especialidades que atendem pacientes do SUS

A Cooperativa Médica do RN possui cerca de 1.600 cooperados distribuídos em 36 especialidades. Os médicos atuam junto aos convênios, entre eles, a Unimed Federação, Unimed Mossoró, Unimed Macau e Caicó e os contratos com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. A prestação dos serviços acontece nos hospitais particulares que atendem ao SUS e onde é possível realizar cirurgias e procedimentos de Alta e Média Complexidade proporcionando à população mais carente um serviço de excelência. Só para se ter idéia do alcance deste atendimento entre 2006 e 2008 foram realizados aproximadamente 66 mil procedimentos e cirurgias em pacientes do SUS nos nove hospitais conveniados.

É bom destacar que falamos aqui de procedimentos em especialidades como Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ortopédica e Oncológica. Quando se fala em Coopmed, a única lembrança são os embates com o Ministério Público em momentos de crise para renovação dos contratos com o poder público, porém, a entidade é bem mais do que isso. As verbas investidas nos contratos retornam em forma de atendimento de primeira qualidade com o trabalho e empenho de grandes profissionais da medicina potiguar. No caso da Oncologia, por exemplo, a maioria dos convênios funciona em parceria com a Coopmed (Hospital Infantil Varela Santiago e Liga contra o Câncer) o que resulta na assistência a centenas de pacientes que lutam contra o câncer e dependem do serviço público para sair vitoriosos.

A Cooperativa Médica do RN é assim: uma entidade tem buscado o diálogo nos momentos de maior crise e contribuído de maneira significativa para a melhora da saúde no estado.