3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

UROLOGISTA FALA DA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Coopmed

17.11.2020

UROLOGISTA FALA DA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Dr. Ronnie Peterson, urologista. (Foto: )

Apesar do Câncer de Próstata ser a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino, ainda é grande o número de homens que nunca fizeram o exame de toque. Para conscientizar a população da importância desse exame, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha foi idealizada para conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil. De acordo com o urologista da Coopmed-RN, Dr. Ronnie Peterson, a sociedade vive em uma nova realidade com a pandemia. “Estamos todos aprendendo a lidar com a situação, no entanto manter os cuidados com a saúde se faz necessário. Aos homens que não procuram muito atendimento especializado, eu oriento pelo menos fazer exames de rotina associado a atividade física regular e mudanças nos hábitos alimentares como forma de redução dos fatores de risco da doença”, alerta Dr. Ronnie.

A procura por atendimento médico tem que ser feita de forma regular, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer de próstata é o principal fator relacionado a cura. É o que explica o urologista. “Estamos no mês de novembro, e neste período, se intensificam as campanhas sobre o rastreamento e tratamento do câncer de próstata. Este tipo de neoplasia é diagnosticado com frequência no nosso meio e existem várias formas de tratamentos como cirurgia e radioterapia”, adverte.

Para aqueles que possuem casos da doença na família, dr. Ronnie deixa um recado: “Aos que possuem casos de câncer de próstata na família, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o início do rastreamento aos 45 anos. Além disso, a melhor forma de prevenção do câncer de próstata é manter hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, grãos e menos alimentos processados, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer. Da mesma forma, fazer uma atividade física regular, mantendo o peso adequado, (a literatura médica já tem inúmeros trabalhos que mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e evitar o tabagismo, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir o surgimento de tal patologia”.

O câncer de próstata é considerado a doença da terceira idade porque a grande maioria dos tumores crescem de forma lenta e geralmente só são detectados quando os pacientes têm mais de 65 anos, aproximadamente 75 % dos casos são diagnosticados em pacientes nessa faixa etária. “A população que se beneficia do diagnóstico precoce são homens entre 45 e 75 anos. O primeiro PSA total deve ser feito aos 45 anos em pacientes da raça negra e em caso de história familiar positiva para câncer de próstata. Caso não apresente estes dois fatores de risco, a idade inicial para investigação é 50 anos. O tempo que devemos repetir o exame depende do valor inicial, variando de 1 a 4 anos”, explica dr. Ronnie.

Apesar de ser uma doença com evolução lenta e silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma urinário inicialmente, e, quando apresentam sintomas, são semelhantes ao quadro de crescimento benigno da próstata (esvaziamento vesical incompleto, jato fraco e intermitente, necessidade de urinar várias vezes e noite). “Quando os pacientes são diagnosticados com a doença em um estágio mais avançado podem apresentar dor óssea de forte intensidade, hematúria (sangue na urina), infecções urinárias graves e insuficiência renal”, alerta o urologista.

Quando questionado se necessariamente todos os pacientes precisam para pelo exame clínico do toque, dr. Ronnie reforçou que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o exame do toque aos 45 anos em pacientes negros ou com histórico familiar positivo e aos 50 anos excluindo estas duas situações, sempre associado ao exame do PSA. “15 % dos tumores de próstata são detectados apenas pelo toque retal alterado, de forma que um resultado de PSA normal, não exclui por completo o diagnóstico do câncer. Dessa forma, a SBU recomenda em um atendimento inicial a realização de ambos, o toque retal e o PSA”, comenta. Ele acrescenta que caso se tenha alguma alteração, uma ultrassonografia da próstata com biópsia deve ser solicitada para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Em paciente com mais de 75 anos, a indicação é a seguinte: “a solicitação do PSA e a realização do toque retal deve ser avaliada individualmente, de forma que não devem ser solicitados de rotina. Caso o paciente apresente um PSA acima de 4 associado a um toque retal suspeito, devemos levar em consideração antes de solicitar uma biópsia prostática os sintomas do paciente, o estado geral do mesmo e a perspectiva de uma sobrevida prolongada (acima de 10 anos)”, finaliza.