Vacinas bivalentes contra a Covid-19: O que são e por que precisamos tomar?
Artigos
07.02.2023

Graças à vacinação, a pandemia de Covid-19 foi controlada e o número de óbitos caiu vertiginosamente em todo o mundo. Porém, assim como outros vírus, o Sars-CoV-2 sofreu mutações desde 2020 e a ciência precisou se desenvolver para continuar protegendo a população. Assim, foram produzidas as vacinas bivalentes, disponíveis no Brasil a partir do mês de fevereiro.
O que são vacinas bivalentes?
A chamada “segunda geração” de vacinas contra a Covid-19 foi atualizada para ter capacidade de imunizar contra mais de uma versão do vírus de uma só vez. Com tecnologia de mRNA, ela utiliza código genético da cepa original e da variante ômicron, predominante nas infecções registradas recentemente. Dessa forma, é mais eficaz contra casos graves da doença do que as vacinas monovalentes.
Por que precisamos tomar?
A vacinação continua sendo o melhor método de combate à doença. Por isso, tomar a dose de reforço bivalente aumenta a resposta imune do corpo e promove uma melhor resposta de defesa do organismo. Cabe destacar que vacinas bi, tri e tetravalentes não são novidade no mundo. No Brasil, temos trivalentes e tetravalentes contra a influenza, por exemplo.