3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

ESTADO: PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR GARANTE CONFORTO E DIGNIDADE AOS PACIENTES IDOSOS

Geral

23.08.2010

CORREIO DA TARDE – 23-08-2010

Secção: Urgente

Por: Andressa Amador

Link:  http://www.correiodatarde.com.br/editorias/urgente-57100

Publicado no dia 22/08/10

 

PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR GARANTE CONFORTO E DIGNIDADE AOS PACIENTES IDOSOS

O Programa de Internação Domiciliar (PID), criado em 2005 por iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), atende prioritariamente pacientes idosos que possuem quadro clínico estável e encontram-se internados em hospital públicos de Natal e Parnamirim.

O programa desafoga os leitos ocupados, viabilizando o atendimento de casos graves e de emergência que ocupam os corredores dos hospitais, e evita que os idosos adquiram alguma infecção hospitalar, que onera o orçamento da saúde pública. Cerca de 120 profissionais fazem parte do projeto. Ao todo são dez equipes divididas nos quatro hospitais envolvidos: quatro no Hospital Walfredo Gurgel, duas no Santa Catarina, duas no Giselda Trigueiro e duas no Deoclécio Marques, em Parnamirim.

O PID contempla a região metropolitana de Natal, mas há previsão que até 2011 seja expandido. "A expansão está prevista no plano estadual, mas o incentivo proveniente do Governo Federal só será liberado após revisão da portaria ministerial 2529, de 19 de outubro de 2006, que diz que os municípios assistidos pelo programa devem ter mais de 100 mil habitantes", afirmou a coordenadora do programa, Riudete Martins de Souza, em entrevista ao CORREIO DA TARDE.

A desospitalização é efetivada mediante diagnóstico médico e o auxílio continuado na residência do idoso por meio de visitas dos profissionais de saúde semanalmente. Os gastos com medicamentos são financiados pelo programa e em situações onde se faz necessária a troca de curativos, o acompanhamento é diário.

Juntamente com os profissionais, a família é incumbida de auxiliar o idoso e recebe capacitação para que, mesmo no domicílio, ele sinta-se acolhido. O curso de cuidador e a oficina de tecnologia assistiva são gratuitos e promovem a integralização do paciente no ambiente familiar, pois são ensinadas adaptações para objetos, que devolvem a "independência" e qualidade de vida muitas vezes perdida por eles depois de sofrerem, geralmente, acidente vascular cerebral, diabetes ou problemas pulmonares que, dependendo da gravidade, dificultam os movimentos.

O objetivo principal do PID é proporcionar um tratamento diferenciado tanto ao idoso e ao portador de limitações físicas, que também são assistidos, quanto aos familiares que aprendem a fazer rodízio de posição, adaptação dos ganchos de telefone, entre outras técnicas. "É devolvida a dignidade dessas pessoas que, muitas vezes, ficam tristes e esquecidas nos hospitais, agravando inclusive o quadro clínico. A equipe é multiprofissional. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais dedicados", finalizou Riudete Martins.