3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Catarata infantil é uma das principais causas da cegueira no país

Geral

10.07.2012

A catarata infantil afeta entre 1.500 e três mil crianças a cada ano no Brasil. A falta de informação e a dificuldade para iniciar o tratamento adequado fazem com que muitas crianças não desenvolvam a visão devido à doença. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata na infância é responsável por cerca de 20% dos casos de cegueira em crianças de zero a 15 anos de idade em nosso país.

Caracterizada pela opacificação do cristalino e consequente redução da visão, a catarata infantil pode ser facilmente diagnosticada. Doenças como infecções congênitas, provocadas por rubéola ou toxoplasmose, problemas no metabolismo ou herança genética, são alguns possíveis desencadeadores do problema. A análise precoce da catarata infantil é de extrema importância para o bom desenvolvimento da visão da criança. “Quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais chances de um tratamento bem sucedido e de recuperação da visão”, avalia o oftalmologista Isaac Mário Cunha, que participa do projeto Caravana Escolar.

O exame para detecção da doença, conhecido como teste do reflexo vermelho, ou teste do olhinho, é realizado em consultório pelo pediatra, nos primeiros meses de vida, por meio de um aparelho oftalmoscópio. Grande parcela dos casos de cegueira em crianças poderia ser prevenida. No entanto, a desinformação faz com que o tratamento aconteça tardiamente. "Infelizmente, a falta de esclarecimento é um fator que pesa muito no diagnóstico tardio, o que dificulta a realização do procedimento cirúrgico para a correção do problema”, alerta o oftalmologista.

Exames de acuidade visual são alguns dos procedimentos realizados pelo projeto Caravana da Saúde Escolar. “No caso do diagnóstico de problemas, são realizados encaminhamentos para unidades de referência da rede de saúde”, explica a pedagoga do projeto, Tereza Tomaz.

Fonte: nominuto.com