Empresa ameaça suspender fornecimento de gases medicinais
Geral
24.07.2012
A empresa fornecedora de gases medicinais ao Governo do Estado e à Prefeitura de Natal, a Linde Gases Ltda., emitiu no último final de semana comunicados de que interromperia o fornecimento de seus produtos para ambas as redes de saúde. Os motivos alegados são irregularidades contratuais e de pagamento. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), por meio de assessoria de imprensa, informou que o titular da Pasta, Isaú Gerino, deve se reunir com a empresa na próxima sexta-feira para regularizar toda a situação.
A Linde Gases informou que, junto ao município, os problemas tratavam da ausência de um novo contrato e da falta de pagamentos por parte da SMS. Com isso, deixaria de fornecer gases medicinais, como oxigênio líquido, oxigênio gasoso, ar comprimido e óxido nitroso. Para esclarecer a questão, a reportagem tentou ouvir a SMS, mas não conseguiu contato por telefone.
No âmbito estadual, a Linde Gases fala que seu contrato com a Sesap terminou em 27 de fevereiro do ano passado e, desde então, a empresa vem fornecendo os gases de forma irregular, também havendo falhas no repasse de pagamentos. Diante dessas justificativas, a fornecedora informou que, a partir do próximo dia 30, iria recolher todos os equipamentos do tipo BIPAP, concentradores de oxigênio e tanque criogênico para oxigênio líquido domiciliar (Homelox). Esses últimos estão instalados na residência de pacientes assistidos no programa de oxigenoterapia domiciliar da Sesap.
Fonte: Diário de Natal