Equipe técnica visita obras de reforma do Hospital Giselda Trigueiro
Geral
08.02.2013
Data: 07 fevereiro 2013 – Hora: 17:02 – Por: Portal JH
Após quase três anos em obras, paralisadas diversas vezes, a reforma do Hospital Giselda Trigueiro parece finalmente estar avançando e a promessa é de que até o meio do ano, algumas instalações já estarão em pleno funcionamento.
Para ver de perto o andamento das obras, uma equipe técnica visitou as instalações da unidade na manhã desta quinta-feira (7). Integrando a equipe, estavam a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Estadual de Saúde Isaú Gerino, que foram guiados pela diretora geral da unidade, Milena Martins, pelo engenheiro responsável pela obra, José Augusto e pelo diretor técnico do Hospital, Carlos Mosca.
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Isaú Gerino, a reforma do Hospital Giselda Trigueiro faz parte de um plano de ação do Governo para melhorar o setor de saúde pública no Estado. “Atualmente, estamos realizando obras de reforma e ampliação em 12 hospitais do Rio Grande do Norte, e a reforma do Hospital Giselda Trigueiro, sem dúvida é uma necessidade iminente, por se tratar de um hospital de doenças infectocontagiosas, referência no Estado, e temos visto essa unidade de uma forma diferenciada. As obras demoram porque está sendo realizada em meio à movimentação diária, pois o atendimento não pode parar, mas com certeza, o resultado será extremamente positivo para toda a população”, disse Isaú Gerino.
A reforma das instalações do Hospital Giselda Trigueiro estão sendo realizadas simultaneamente em diversos setores. Há meses os materiais da unidade são armazenados no Hospital João Machado, pois o almoxarifado está sendo restaurado em toda sua estrutura. O local onde funciona o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) também foi reformado e está recebendo novas câmaras frigoríficas. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passou por uma reforma geral, e o Hospital Dia em breve voltará ao pleno funcionamento, com o término das reformas. Um anexo novo está sendo construído, e funcionará como Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Outros setores já passaram por reformas, como banheiros, setor de nutrição enteral e setor de endoscopia, além do revestimento do piso das rampas de acesso e da revisão nas instalações elétricas de todo o Hospital.
De acordo com a diretora do Hospital, Milena Martins, a reforma foi muito esperada, e os resultados dela já podem ser sentidos. “O Hospital Giselda Trigueiro é muito antigo, com a mesma estrutura desde a década de 40, e por isso, a reforma era indispensável, pois tínhamos muita dificuldade no atendimento devido a precariedade das instalações físicas de alguns setores. Mas a situação já está melhor, e vai melhorar ainda mais quando as obras forem concluídas, e a nossa expectativa é de que a reforma ajude a qualificar o serviço prestado à população, oferecendo melhores condições de atendimento aos usuários e melhores condições de trabalho aos profissionais”, afirmou Milena.
O valor investido nas obras do Hospital Giselda Trigueiro é de quase R$ 3 milhões, que estão sendo aplicados para reformas e ampliações da unidade e para a governadora Rosalba Ciarlini, esse investimento era prioridade em sua gestão. “Quando assumimos o governo, o Hospital estava em condições precárias, uma verdadeira calamidade e a mudança se tornou uma prioridade para nós. A começar do próprio esgoto, pois não havia tratamento, então fizemos uma estação para isso, e demos continuidade com as demais obras. Esperamos que até o meio do ano a reforma esteja concluída, trazendo uma assistência melhor à saúde da população, nesse hospital que é fundamental e presta um serviço relevante ao povo do Rio Grande do Norte”, disse Rosalba Ciarlini.