Servidores do Hospital Walfredo Gurgel participam de oficina de Qualidade de Vida
Geral
25.04.2013
Cerca de 40 servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) estarão participando nesta quinta-feira (25), do programa Momento Vivencial “A Integralidade do Ser – Encontro Consigo e com o Outro”, criado pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
O programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da qualidade de vida dos trabalhadores da Sesap, e vem sendo coordenado pela pedagoga e técnica da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA), Maria Lucila de Noronha, que já ministrou as oficinas para um expressivo contingente de servidores da saúde do Estado.
Os servidores participarão de oficinas no período das 8h às 12h, e das 14h às 17h, na sede do Centro de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Norte (CEPRN), na Avenida Rio Branco, 840, Centro.
De acordo com Laureana Cartaxo, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no decorrer deste ano, cerca de 300 servidores do HMWG serão contemplados com as oficinas.
Nas oficinas do programa Momento Vivencial “A Integralidade do Ser – Encontro Consigo e com o Outro”, busca-se entre os experimentos a abordagem de temas como: “O servidor contemporâneo e sua relação com o ambiente e a vida”, “Saber viver: cuidar de si, do outro, do ambiente e do planeta”, “Observar o cuidado integral, com foco no ambiente interno e externo” e “Como ser um servidor que aprende no ambiente profissional”, entre outros. De acordo com Lucila Noronha, o objetivo do evento é buscar promover o desenvolvimento de vivências que permitam construir, de forma lúdica e criativa, através do autoconhecimento, um modo de pensar que estimule um novo modo de agir nas inter-relações no ambiente de trabalho.
Ainda segundo Lucila, a metodologia dos momentos vivenciais passa a ser construída a partir do “aqui e agora” dos círculos de encontros e vivências humanescentes, nos quais o participante expressa suas experiências sensorial, corporal e reflexiva. Posteriormente, conforme a disponibilidade dos diversos grupos que desenvolvem a oficina, será realizado um Ateliê de Autoformação Humana, dedicado aos servidores que participaram do Programa Qualidade de Vida “Saber Viver”, através do Momento Vivencial sobre a qualidade das relações humanas. Qualidade de Vida no Trabalho
Sabe-se que o início dos enfoques em torno de qualidade de vida no trabalho remonta ao ano de 1950, quando se verifica uma primeira abordagem sócio-técnica, conta Lucila Noronha, que é especialista no tema. A partir da década de 60, crescem as iniciativas de cientistas sociais, juntamente com líderes sindicais, empresários e governantes, na tentativa de outras formas de organizar o trabalho com o intuito de minimizar efeitos inconvenientes do emprego na saúde e no bem-estar geral dos trabalhadores. A expressão “qualidade de vida no trabalho” só seria introduzida, contudo, de forma definitiva, na década de 70. Com o avanço das tentativas, contando com o surpreendente sucesso dos estilos e técnicas administrativas dos programas de produtividade japonesa, voltados para os empregados. Alia-se a este movimento a tentativa de testar a maior motivação nos empregados.
Reprodução: Sesap-RN