3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

'É recorrente', diz diretor do Samu sobre macas presas em Natal

Geral

17.07.2013

Depois de iniciar o dia com apenas três ambulâncias prestando atendimento nesta terça-feira (16), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu) voltou a ter uma operação equilibrada durante a tarde e começo da noite. Das 9 unidades básicas, 7 estavam em circulação e duas seguiram em manutenção, enquanto das 3 ambulâncias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 2 funcionavam, mas uma ficou com a maca presa em uma das unidades hospitalares da capital potiguar.  Embora o problema tenha sido solucionado nesta terça, o diretor médico do Samu Natal, Ariano Oliveira, informou que a situação é recorrente nos começos de semana.

"O pronto-socorro Clóvis Sarinho, que é o maior da cidade, pega o fim de semana atendendo muitos casos de trauma, o que sempre traz reflexos nas segundas e terças para o Samu. Sempre temos contexto igual ou parecido ao desta semana. É algo lamentavelmente recorrente pelas deficiências nos atendimentos pré-hospitalar e hospitalar, de responsabilidade de Município e Estado", explica.

Durante a manhã, o Samu estava com apenas três ambulâncias prestando atendimento à população. A informação foi confirmada pelo médico regulador do Samu, Rafael Rosas, e pelo diretor médico Ariano Oliveira. Segundo eles, seis ambulâncias estão com macas presas em hospitais da capital e outras três estão quebradas.

Rafael Rosas explicou que as ambulâncias socorrem os pacientes até o hospital e, ao chegar lá, quando não há leitos disponíveis, a maca fica presa na unidade hospitalar para acomodar o paciente, e a ambulância fica parada, sem ter como prestar atendimento a outros pacientes. "A situação é angustiante", disse o médico.

O diretor médico Ariano Oliveira afirmou que algumas ambulâncias já têm mais de 150 mil quilômetros rodados e apresentam problemas recorrentes. "Já solicitamos novas ambulâncias ao Ministério da Saúde, mas esse é um processo burocrático", disse.

Fonte: G1