Maternidades ainda dispõem de vagas
Geral
18.07.2013
A suspensão da realização de partos, até segunda-feira, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), ainda não afetou o atendimento nas maternidades municipais e Hospital Santa Catarina. Ontem à tarde, apenas a Maternidade das Quintas estava com todos os 43 leitos ocupados, mas algumas parturientes deixarão a unidade na manhã de hoje. Porém, as diretores das maternidades acreditam que, a partir desta data, o quadro de estabilidade vai ser alterado e uma superlotação não está descartada. “A partir de amanhã [hoje] é que vai bombar”, disse Nailde Neto, diretora da Maternidade de Felipe Camarão.
Os partos na MEJC estão suspensos desde de ontem e a situação será essa pelo menos até a próxima segunda-feira. O motivo da suspensão é a espera na realização de um contrato de oito pediatras pelo processo seletivo simplificado. Apesar de sete profissionais terem se interessado, uma nova chamada será feita para completar o quadro. A previsão da escala ser completada a partir da próxima segunda-feira, deve-se ao prazo necessário para que os pediatras interessados cumpram os trâmites do processo seletivo. Até lá, os partos serão realizados no Hospital Santa Catarina e na Januário Cicco ficam somente os atendimentos ginecológicos, que não necessitem de pediatras.
Na tarde de ontem, no Santa Catarina, a situação era tranquila. Não havia pacientes nos corredores e o atendimento às grávidas era feito sem atropelos. A dona de casa Leidiane dos Santos, 27 anos, paciente considerada de risco, por ter hipertensão em gravidez passada, Leidiane passou mal ontem. “Eu era atendida na Januário Cicco, mas como lá está fechado, vim para cá”, relatou.
Fonte: Tribuna do Norte