Estrangeiros começam a atuar dia 23
Geral
17.09.2013
Os médicos estrangeiros e brasileiros com formação no exterior que vão atuar no Rio Grande do Norte, através do Programa Mais Médicos, chegaram ao Estado domingo passado. Ontem, o grupo de 18 profissionais participou da primeira reunião programada para a semana de acolhimento. Um médico argentino, aguardado com o grupo, não embarcou para Natal. Os profissionais começam a trabalhar na próxima segunda-feira em oito municípios. Alguns vão encontrar unidades de saúde em situação precária.
A semana de acolhimento segue até sexta-feira. No mesmo período, os profissionais deverão receber o registro especial do Conselho Regional de Medicina (Cremern) para trabalhar – durante três anos – nos locais especificados no Programa Mais Médicos. De acordo com Eduardo Melo, coordenador geral da Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), as primeiras atividades são direcionadas para ambientação dos profissionais. “Todos os médicos estrangeiros participam da semana de acolhimentos nas capitais. O objetivo é que eles se familiarizem com as especificidades de cada Estado”, colocou.
Na programação da semana de acolhimento constam reuniões com o titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto, e secretários municipais de saúde. Os médicos também vão ter aulas sobre a epidemiologia potiguar, bem como conhecer os processos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mas há espaço para atividades lúdicas. Ontem à tarde, por exemplo, a turma participou de um “city tour” na capital.
A partir de segunda-feira, dia 23, a ordem é trabalhar. Ou como a maioria deixou claro na reunião de ontem, “ajudar a saúde do Brasil e os brasileiros”. Na próxima semana, os médicos vão conhecer os locais de trabalho e equipe de auxiliares.
Dos 18 profissionais que se apresentaram, seis ficaram em Natal. O argentino que não se apresentou ficaria na capital. “Ele ainda pode se apresentar. Vamos comunicar o fato ao MS para saber o que será feito”, explicou Uiacy Alencar, técnica da Sesap e coordenadora do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) no Estado.
Outros três médicos vão para São Miguel. Dois seguem para São Tomé, a mesma quantidade para Riacho de Santana e Ceará-Mirim. São Miguel do Gostoso, Touros e Macaíba receberão um médico.
Os profissionais ainda não conheceram os locais de trabalho. O discurso otimista apresentado até agora vai esbarrar com uma realidade a tempos conhecida pelos usuários do SUS. O uruguaio Alcides Maldonaldo, 61 anos, veio da Espanha e vai atuar no posto de saúde da comunidade de São Geraldo, em Ceará-Mirim. O uruguaio, apesar de declarar ser conhecedor da “realidade brasileira”, não sabe, por exemplo, que o posto onde vai trabalhar funciona numa casa alugada e apresenta sinais de deterioração.
A unidade está localizada na rua Oito de Dezembro e funciona até o meio-dia. Ontem à tarde, o local estava fechado, mas era possível perceber que o prédio precisa de reformas. A dona de casa Maria Lucimar, 53 anos, mora em frente à unidade. Ela conta que os funcionários reclamam das condições de trabalho e nem sempre há médicos. “Passou uns quatro meses sem médico por aqui. Sei que as meninas que trabalham aí reclamam da falta de cuidado e higiene. Um agente de saúde chegou a recolher assinaturas para tirar essa unidade daqui”, disse.
Antes de ir ao posto, a reportagem procurou o secretário adjunto de saúde de Ceará-Mirim, Carlos Ribeiro Filho, para que o mesmo pudesse nos acompanhar na visita. “Não tenho a chave de lá. Não posso ir. Se vocês puderem, solicitem uma visita depois com um ofício”, argumentou. Carlos informou ainda que a unidade de saúde de São Geraldo, como é conhecida, funciona na casa temporariamente. “Vamos construir uma sede própria”, colocou.
acolhimento
As atividades de acolhimento estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Ministério da Saúde, com o objetivo de repassar aos médicos conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as especificidades da realidade do local onde irão atuar. Dos 18 médicos que irão atuar a partir do próximo dia 23, há dois espanhóis, seis brasileiros com formação em outros países (Espanha, Argentina e Rússia), um boliviano com atuação na Espanha, sete cubanos, um italiano e um ucraniano com atuação em Portugal.
No primeiro dia de acolhimento, foi promovida uma roda de conversas para apresentação e intercâmbio de experiências. Os participantes puderam falar sobre a atuação nos países de origem e as diferentes experiências em saúde da família. A programação de acolhimento inclui, ainda, a apresentação das áreas temáticas de saúde da criança, do homem, do adolescente, do idoso, da mulher, saúde mental e saúde bucal; além de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde; apresentação do perfil epidemiológico do Estado, da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e treinamento do Programa Telessaúde. Além dos estrangeiros, 16 médicos brasileiros estão em exercício nas cidades de Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Água do Borges, Porto do Mangue, Serra Caiada e Touros.
Fonte: Tribuna do Norte