3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Médicos formados no exterior participam de recepção nos municípios

Geral

23.09.2013

Os profissionais com diploma estrangeiro participantes do programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte começam hoje (23) a participar de uma apresentação do quadro da saúde do município onde trabalharão, bem como à equipe com quem vão atuar e a situação geral da população atendida. Eles estão nessas cidades desde o sábado (21).

Após essa apresentação e com o registro provisório, a ser concedido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), os profissionais de diplomas estrangeiros podem começar a clinicar e atender os pacientes. Até a última quinta-feira (19), quando uma plenária do Conselho Federal de Medicina decidiu conceder esse registro, havia um impasse entre CRMs e secretarias.

Segundo Uiacy Alencar, coordenadora do programa no RN, o conselho estaria cobrando documentações além das determinadas pelo Ministério da Saúde e teria surpreendido a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela firma que a secretaria enviou a documentação dos participantes em três momentos: no dia 10, no dia 19 e hoje de mais um médico, que teve problema com a cópia de um documento específico, mas que já foi resolvido. 

Agora, cada conselho regional tem o prazo de até 15 dias, desde o envio dos dados, para emitir esse registro provisório. Segundo o Cremern, esse provisório começa a ser concedido hoje, após decisão do CFM na quinta passada.

Fonte: Tribuna do Norte