3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Pronto-Socorro do Hospital Deoclécio Marques volta a funcionar

Geral

02.10.2013

O Pronto-Socorro do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena (HRDM), em Parnamirim, voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira (1°). Segundo a direção do pronto-socorro, os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados por dois clínicos, dois pediatras, três cirurgiões, dois anestesiologistas e três ortopedistas. Ontem, moradores da região de Angicos fecharam as duas vias da BR-304 para reivindicar contra o fechamento do centro cirúrgico do Hospital Regional, devido à falta de médicos. A manifestação que teve início às 6h30, terminou por volta das 14h20, após acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Em nota, o Governo negou a informação de que o hospital seria fechado. “Não passou de um boato. O que estamos planejando e chegamos a conversar foi que a gente pudesse pactuar no sentido que os municípios tivessem uma maior presença. Portanto, estou garantindo e dando a minha palavra diante da comissão que essa medida não será tomada pelo Governo do RN”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini. Os atendimentos em cirurgia geral, clínica médica e pediatria, foram suspensos, segundo o governo, devido a dificuldades enfrentadas para o fechamento das escalas em função do déficit de profissionais nestas especialidades. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pela unidade, marcou para o próximo dia 7 uma audiência, com os prefeitos da região, para buscar entendimento sobre o perfil do Hospital Regional de Angicos. A ideia é construir um consórcio municipal que melhore a capacidade de resposta do hospital, para que os municípios possam arcar com suas responsabilidades em assumir ações básicas em saúde pública. Contratações Segundo a Sesap, para suprir a carência de médicos no HRDM, foram convocados no último dia 21 de setembro, quatro cirurgiões para atuarem no pronto-socorro. Os profissionais têm o prazo de até 30 dias, estabelecido por Lei, para se apresentarem à Coordenação de Recursos Humanos. Outra medida realizada foi a abertura de um processo em caráter emergencial para contratação de cirurgiões por meio de cooperativa médica e que se encontra em tramitação para cumprimento de prazos administrativos. A intenção é realizar parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim a fim de suprir o déficit de profissionais nas especialidades de clínica médica e pediatria na unidade. Reprodução: Tribuna do Norte