3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Secretaria de Saúde do Espírito Santo reforça pedidos de kits de medicamentos

Geral

26.12.2013

A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo reforçou o pedido de kits de medicamentos para a população das cidades atingidas pelas chuvas. Nesta semana, dez kits foram entregues pelo Ministério da Saúde, mas a secretaria solicita outros 25. Parte dos kits foram entregues de helicóptero nos municípios de Baixo Gandu e Santa Leopoldina. A previsão é de mais chuvas nos próximos dias. Cada kit possui material necessário para atender 500 pessoas durante o período de três meses. Entre os medicamentos estão antibióticos, anti-inflamatórios, antitérmicos, além de ataduras, compressas de gaze, seringas, luvas e cateter. Nessa quarta-feira (25), feriado de Natal, os municípios de Barra de São Francisco, Vila Velha, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e São Domingos do Norte também receberam medicamentos. Segundo boletim emitido pela Defesa Civil do Espírito Santo, na tarde de ontem a chuva havia causado estragos em 64% dos municípios capixabas, atingindo 50 das 78 cidades do estado. O número de desabrigados e desalojados chega a 48.601, dos quais 4.565 foram levados para abrigos municipais e 44.036 estão desalojados – permanecendo nas casas de parentes e amigos. Devido aos estragos, o número de mortes subiu para 21. Devido às enchentes, a contaminação da água leva à disseminação de doenças como leptospirose e hepatite A. Quem entra em contato com água de enchentes deve atentar para o surgimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, dificuldade de urinar e amarelamento da pele, mucosa e dos olhos. Reprodução: Tribuna do Norte