SMS implanta projeto de combate às doenças transmitidas pela água
Geral
27.02.2014
As escolas públicas municipais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) do bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal, vão participar de um projeto de educação em saúde ambiental voltado para o uso correto e tratamento adequados de caixas, reservatórios de água, bebedouros e boas práticas de higiene. A ação está sendo promovida pelo Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e tem o objetivo de evitar doenças de veiculação hídrica, transmitidas através da água contaminada.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Marcílio Pereira, a escolha de Felipe Camarão foi devido ao alto índice de pessoas com diarréia, com mais de 500 casos registrados em 2013, além de vários casos de dengue.
Na manhã desta quarta-feira (26) foi realizada na Escola Municipal Djalma Maranhão, a primeira reunião com os gestores de escolas municipais e CMEIs para apresentação do projeto. Segundo Marcílio Pereira, os educadores foram receptivos à proposta e afirmaram o compromisso em participar da iniciativa. “O resultado foi bastante positivo. Por serem educadores, eles entendem a importância do projeto e todos tiveram boa vontade. Vários fatores explicam este índice elevado de casos de diarréia no bairro, como armazenamento e manipulação de água e de alimentos de forma errada, acondicionamento de água em depósitos, e também até a questão da falta de acesso de boa parte da comunidade a alimentos mais saudáveis, o que leva o organismo a ficar mais suscetível a doenças. É importante também destacar que a água que abastece o bairro é de poço, e muitas vezes não está dentro dos padrões”, disse.
Marcílio enfatizou que o projeto apresentará aos estudantes temas sobre vigilância da qualidade da água, da exposição às substâncias químicas e aos desastres. As atividades educativas vão seguir até o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, quando a Vigilância Ambiental promoverá uma mesa redonda, com representantes da Arsban e técnicos da Caern sobre a qualidade da água. Além de discutir a importância da preservação da água, os técnicos vão distribuir dois mil frascos de hipoclorito, nas regiões mais críticas de Felipe Camarão.
De acordo com o diretor do CMEI Zilda Arns, Wellington Bezerra, a parceria é uma forma de levar mais conhecimento para a comunidade escolar. “Através da palestra tivemos mais informações sobre tratamento adequado da água, dados, legislação e até informações curiosas como a orientação de não enxugar a parte de dentro do copo. Inclusive é importante repassar estas informações a quem lida diretamente com higiene, como ASGs e o pessoal da cozinha. Pretendemos implantar o projeto no nosso CMEI e vamos convocar coordenadores, professores e pais para falar sobre esta ação. A escola recebe recursos específicos para cada área, mas há alguns recursos, como os destinados para reparos, aquisição de bens e manutenção, que também podem ser direcionados para estas melhorias”.
Durante a reportagem, a equipe acompanhou o trabalho do programa VigiÁgua, que também atua na fiscalização de bebedouros de escolas da rede municipal. De acordo com José Wellington, coordenador do programa, a água do bebedouro estava imprópria para o consumo. “Este bebedouro não tem filtro e água vem direto da rua. Analisamos e encontros focos de sujeira, mostrando que a limpeza não está sendo feita da forma adequada. Vamos orientar para que o equipamento seja desligado e a lavagem seja feita de forma periódica”.
Segundo a diretora da escola Djalma Maranhão, Cassilda de Oliveira, a escola realiza o trabalho de limpeza dos bebedouros com frequência, mas serão tomados novos cuidados. “Tem um profissional específico para isso. Este bebedouro foi doado por um CMEI e tivemos que consertar. De qualquer forma é muito importante e necessária esta ação da Secretaria junto às escolas e já vamos reunir pais, alunos toda a comunidade escolar para falar sobre o projeto”.
Reprodução: Jornal de Hoje