3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Sesap faz balanço positivo das ações durante Carnaval

Geral

06.03.2014

A Sesap, através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, desenvolveu ações de prevenção em diversos municípios do interior e também no litoral do Estado, com tradição de carnaval. Nos municípios de Assu, Areia Branca, Macau, Galinhos, Pitangui, Barra de Maxaranguape, São Gonçalo do Amarante e Touros, houve distribuição de preservativos e material educativo nos bares, clubes e festas de rua. Em Pirangi, foram realizados 800 testes de HIV e sífilis. Nenhum de Aids foi detectado.

A ação aconteceu de sábado a terça-feira de carnaval em parceria com as secretarias municipais de saúde destes municípios e com o Movimento Social de Luta contra Aids. De acordo com Sônia Cristina Lins, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, os números dos testes em Pirangi ainda estão sendo analisados, mas sabe-se que nenhum teste de Aids deu positivo. “Vamos receber os dados dos demais municípios a partir de amanhã [hoje]. Em Pirangi, não tivemos nenhum novo caso de Aids. Tivemos alguns casos de sífilis, mas é preciso analisar caso a caso, pois o vírus é detectado mesmo em pessoas que já estão saradas”, explicou.

Todos os pacientes notificados nos testes rápidos são encaminhados para o tratamento, informou Sônia. A Sesap, aliás, passou por uma modificação nesse setor. Desde o fim de fevereiro, o Programa Estadual de DST/Aids oficializou ao Ministério da Saúde a formação da Câmara Técnica Autorizadora para esquema de tratamento de Aids de 3ª linha.

“A medida permitirá uma desburocratização dos processos de autorizações de novos medicamentos e trará benefícios, principalmente, aos pacientes que apresentarem resistência ao esquema terapêutico comumente utilizado, visando à melhoria da qualidade da assistência. Muitas vezes, durante o tratamento, é necessária a retomada da carga viral, que visa garantir o controle da doença em determinados pacientes e esse controle se faz com novos medicamentos. Os procedimentos de autorizações, que antes dependiam do aval de profissionais de Brasília e, às vezes, demorava até uma semana, passam a ser feitas no RN, com médicos do próprio Estado”, disse.

A descentralização era algo permanente cobrado ao Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde pelo Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais, assim como pelos médicos e outros profissionais dos Serviços de Atenção Especializada. A câmara técnica será composta pelos médicos Maria Tereza da Costa Dantas, Sávio Bezerra de Souza e Francisco Américo Micussi. O autorizador será o médico Eugênio França de Rêgo.

 

Fonte: Tribuna do Norte