3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

RN avança na realização do teste do pezinho

Geral

11.06.2014

O Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e do Adolescente (Gasca), em parceria com a IV Unidade Regional de Saúde Pública, o Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) e Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), realizou na manhã desta terça-feira, dia 10, a Capacitação no Programa Nacional de Triagem Neonatal para os municípios da IV Ursap, sediada em Caicó.

A capacitação aconteceu no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Natal, para dois profissionais de cada um dos 25 municípios que compõem a IV Ursap. “Queremos ter em cada município um profissional que seja a referência técnica para realização da busca ativa das crianças”, explica Glycia Kalliani, chefe do Gasca. Atualmente o teste do pezinho realizado no Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte faz o diagnóstico de quatro doenças. “O RN já enviou ao Ministério da Saúde a documentação necessária para inserir o estado na Fase IV, o que vai permitir o diagnóstico de seis doenças”.

O teste do pezinho deve ser feito preferencialmente entre o terceiro e o sétimo dia de vida (e nunca após os 30 dias de nascimento) e tem a finalidade de prever o diagnóstico de algumas doenças congênitas ou infecciosas de forma precoce, evitando seqüelas graves. Para ter acesso à triagem neonatal, basta os pais se dirigirem a qualquer posto de coleta ou a um laboratório indicado pelo pediatra dentro do prazo apropriado.

Através do Serviço de Referência em Triagem Neonatal ou da própria Secretaria Municipal de Saúde, pode-se obter o endereço das unidades de coleta. Toda criança brasileira tem direito ao teste do pezinho e todos os estados contam com serviço de referência e postos de coleta em seus municípios. Até o final deste ano a capacitação em Triagem Neonatal será ministrada para profissionais dos municípios de todas as Unidades Regionais de Saúde Pública.

Reprodução: Portal no ar