Nova direção do Hospital Tarcísio Maia realiza primeira reunião de trabalho
Geral
01.07.2014
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido nesta última segunda-feira (30), na sede da Sesap, em Natal, com a nova diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, Maria Danísia Morais de Freitas, participando da primeira reunião de trabalho após a substituição do médico Eider Medeiros, ocorrida no dia 20 de junho.
Luiz Roberto Fonseca abriu a reunião destacando, mais uma vez, a importância do HRTM para a Saúde Pública. “O segundo maior hospital público do Estado precisa funcionar bem, pois dele fazem uso pacientes de 66 municípios da região Oeste. Para obtermos uma melhor resolutividade no HRTM é essencial que tenhamos uma melhor gestão e isso não se faz com uma única pessoa e sim com todos juntos. A Sesap estará empenhada para colaborar no que for necessário, subsidiando e estando ainda mais presente nas decisões da atual gestão”, destacou.
Na ocasião, a diretora geral Maria Danísia Freitas apresentou o médico clínico geral, Jean Frederico Falcão do Carmo, pós graduando em reumatologia, como sua indicação para assumir a direção técnica do HRTM. “O doutor Jean Falcão também é movido por desafio e estar determinado a abraçar a causa. Aliando a minha experiência administrativa em gestão pública ao conhecimento técnico do Dr. Jean conseguiremos ter importantes avanços no Hospital Tarcisio Maia”, disse.
Durante a reunião foram debatidos assuntos diversos, tais como, escalas de serviços, recursos humanos e materiais, medidas de gestão de leitos, redimensionamento de áreas e abertura de novos leitos semi-intensivos.
Uma nova visita técnica ao HRTM está prevista para ocorrer no dia 10 de julho com a presença do secretário adjunto da saúde, Marcelo Bessa, e técnicos da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur).
Subfinanciamento do Governo Federal dificulta gestão da Saúde Pública
Diante dos desafios enfrentados pela Saúde Pública do estado, o secretário de saúde Luiz Roberto relembrou que muitas das dificuldades vivenciadas pelo Governo do Estado, ocorrem em função da falta de contrapartida do Governo Federal para manutenção dos serviços essenciais de saúde. “O Estado direciona 13,6% do seu orçamento para a saúde, percentual acima dos 12% que deveria investir, assim como os municípios, que investem 20% quando deveriam repassar 12%. Ao contrário do Governo Federal, que investe apenas 4,6%, quando deveria repassar 10%”.
O cancelamento em dezembro de 2010, por parte da gestão anterior, de um empenho de R$ 80 milhões, fez com que o atual Governo iniciasse a gestão sem nenhuma credibilidade junto aos prestadores, o que foi difícil reverter tendo em vista a frustração das receitas nos últimos anos. “Mesmo com todas as dificuldades a Sesap reconhece a importância estratégica desta unidade de saúde e não medirá esforços para atuar de forma conjunta com a direção do hospital a fim de solucionar ou minimizar estes efeitos”, concluiu.
Fonte: Assessoria Sesap