3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Técnicos da II Ursap realizam ações sobre saúde do homem

Geral

08.07.2014

 A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró-RN, por meio do Programa Regional de Saúde do Homem realizará ações voltadas para a saúde da população masculina. A programação será distribuída em três momentos. No dia 10 de julho, próxima quinta-feira, às 10h, no auditório da unidade, haverá uma roda de conversa com os servidores e encaminhamentos dos mesmos para a realização de exames de HIV, Hepatite e Antígeno prostático específico ou PSA no Laboratório Regional de Mossoró (LAREM).

No dia 17, às 10h, acontecerá uma Mesa Redonda com profissionais da área de saúde com abordagem que contemplam os cuidados e atenção ao público masculino e no dia 28, às 9h, serão realizadas duas palestras uma sobre Hepatites Virais e outra sobre Urologia que será proferida pelo urologista Thiago Couto, graduado pela Universidade Adventista de Montemorelos – Estado de Nuevo León – México.  O palestrante fez residência médica em cirurgia geral no Hospital Barão de Lucena e, em Urologia, no Hospital Getúlio Vargas em Recife-PE.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Homem da II Ursap, a enfermeira e assistente social, Lúcia Oliveira, a ação tem por finalidade facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

“Nossas ações estão concentradas nos homens, na faixa etária de 20 a 59 anos. Para esse grupo é indicado que procure o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Queremos com essa ação criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida à essa população e promover uma mudança cultural”, disse a coordenadora Lúcia Oliveira.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria nº 1.944 de 27  agosto de 2009.

“A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem colocou o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país foi o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá,” destaca Lúcia Oliveira.

Fonte: Assessoria Sesap