3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Equipe da Samu Natal é destaque em olimpíada nacional em Brasília

Geral

05.08.2014

O Serviço de Atendimento Móvel (Samu Natal) conquistou o segundo lugar na II Olimpíada do Samu 192, realizada na semana passada em Brasília dentro do IV Congresso Nacional do Samu. A competição contou com a participação de 40 dos 160 Serviços de Atendimento Móvel todo o Brasil que participaram do Congresso.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente – NEP/Samu Natal, Rogéria Abrantes, o Congresso foi um momento de estreitamento das relações entre os Samus participantes. Do ponto de vista local, “aprofundou a relação amigável entre as equipes do Samu 192 Natal e Samu 192 RN, comprovou a eficácia das instruções oferecidas no Núcleo de Educação Permanente do Samu Natal e coroou os esforços do trabalho em equipe com o pódio alcançado”.

A equipe vitoriosa do Samu Natal foi composta pelo condutor Wendel Jackson Pereira Nobre, pelo técnico de enfermagem Jair Gois Cavalcanti, pela enfermeira Rogéria Moreira de Abrantes e pelo médico regulador /intervencionista Cláudio Macedo. Além de medalhas e troféu, a equipe foi premiada com a inscrição para o Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), que acontecerá na cidade de Manaus-AM, em setembro deste ano.

A Olimpíada aconteceu em duas etapas. A primeira foi de perguntas e respostas relacionadas às temáticas como legislação do SUS, suporte básico de vida, suporte avançado de vida, trauma, urgências clínicas e cardiológicas, legislação de trânsito, e o código internacional de radiofonia (linguagem utilizada pelo Samu 192).

Já a segunda etapa, de ordem prática, contemplou a habilidade física e emocional da equipe de socorristas em ação, começando pela destreza do condutor de veículo de urgência. A equipe fez uso de Equipamento de Proteção de Individual completo e carregou durante toda prova mochilas de aproximadamente 20 kg.

O exercício de salvamento foi em um ambiente envolto em fumaça e totalmente escuro, que exigiu o uso de lanternas para se levar o socorro a dez vítimas de um simulado incidente de múltiplas vítimas, que foram atendidas conforme critério de gravidade, nas cores verde, amarelo, vermelho e preto.

O atendimento teve continuidade em terreno com obstáculos para atender uma “vítima” de queda de moto, outra que precisou receber o protocolo de reanimação cardiopulmonar e um bebê com Obstrução de Via Aérea por Corpo Estranho – OVACE.

Fonte: Jornal de Hoje