3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Rede de saúde terá plano de controle

Geral

09.10.2014

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) também está elaborando um plano de contingência para atuar contra possíveis casos do vírus ebola no RN. De acordo com a coordenadora adjunta do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Isabel Fernandes Costa, o Estado ainda não detém a infraestrutura necessária para enfrentar a doença.

“Hoje não temos a estrutura necessária para enfrentar a doença. Atendimento emergencial temos, mas um plano de controle ainda estamos preparando. Estamos nos preparando porque o RN é o ponto mais próximo da África. Enquanto os equipamentos não chegam, capacitamos os profissionais”, afirma Isabel, que também integra o Comitê de Combate à Ebola no RN.
A Sesap abriu processo para compra de equipamentos de proteção para equipes do Samu/RN e do Hospital Giselda Trigueiro, escolhido como referência para receber os casos  da doença. “Somente para a Samu, foram solicitados 300 macacões de resistência à vírus, além de máscaras e outros equipamentos de proteção. A compra vai entrar como emergencial”, acrescenta. Segundo a coordenadora, enquanto os equipamentos não chegam, o Ministério da Saúde enviou seis equipamentos de proteção individual (EPI) para as equipes de ambulância.
Todas as quintas-feiras o Comitê da Ebola se reúne e recebe treinamentos e orientações do ministério. No Giselda, as equipes estão participando de palestras sobre como tratar a doença. De acordo com Carlos Mosca, diretor técnico do hospital, o Giselda já determinou a sala que acolherá casos da doença, e como será o processo de isolamento. Nas recomendações do ministério da saúde, os hospitais regionais acolhem os enfermos em um primeiro momento; depois, eles são transportados para tratamento da Fiocruz (RJ).

Fonte: Tribuna do Norte