Cefope apresenta trabalho no Seminário de Escolas Técnicas do SUS
Geral
30.10.2014
O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está participando, em Belém-PA, do Seminário Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), que acontece de 28 a 31 de outubro.
Dentro da I Mostra Nacional de Saberes da Educação Profissional para a Saúde da RET-SUS, a pedagoga e orientadora pedagógica do Cefope/RN, Adriana Maia, apresentou o trabalho “Feira de Educação em Saúde do Cefope: uma alternativa na construção da Promoção da Saúde”, que propôs um momento de interação entre a escola e comunidade, demonstrando que a educação em saúde é a estratégia mais efetiva no caminho da promoção da saúde.
O Seminário da Rede de Escolas Técnicas é voltado para os diretores, coordenadores pedagógicos e alunos das escolas técnicas do SUS e conta ainda com representantes da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde e Conselhos Nacional e Estaduais de Educação.
Os principais objetivos do encontro são discutir os eixos orientadores das escolas técnicas do SUS e contribuir com reflexões acerca da metodologia aplicada no processo de aprendizagem dos trabalhadores/alunos no âmbito do SUS.
RET-SUS
A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento em Educação Profissional em Saúde. Trata-se de uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para fortalecer a formação do pessoal de nível médio que atua na área da Saúde.
É composta por 40 escolas em todo o Brasil, todas instituições públicas, voltadas para a formação dos trabalhadores de nível médio do sistema de saúde e desenvolve suas atividades, projetos e programas formativos em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, bem como as orientações do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS).
Fonte: Assessoria Sesap