3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Uso do adoçante nem sempre favorece a perda de peso

Geral

02.12.2014

Estudo recente realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP buscou traçar uma relação entre o consumo de adoçantes e o excesso de peso. Os resultados apontam que a utilização inadequada de adoçantes e alimentos dietéticos pode não contribuir para a redução de peso.

De acordo com Ana Paula Gines Geraldo, nutricionista e pesquisadora responsável pelo estudo, a ausência de critério na dosagem do adoçante leva à prática de consumir alimentos dietéticos de modo a “economizar calorias”. Tal comportamento compromete o controle de peso porque favorece o consumo exagerado de outros alimentos calóricos, vetando assim o benefício esperado peço seu uso.

Outro ponto destacado pelo estudo é que muitas pessoas que consomem adoçantes dietéticos para controle de peso mas não são adeptas de hábitos saudáveis. Foram encontrados grupos de sedentários com alto consumo de adoçantes e alimentos dietéticos, por exemplo.

Além disso, as mulheres apareceram como as maiores consumidoras de adoçantes e alimentos dietéticos, o que se explica pela intensa preocupação com controle de peso e estética.

Nesse contexto, o estudo valida que o equilíbrio alimentar aliado à prática de atividades físicas e orientação profissional adequada ainda são as melhores escolhas para quem precisa perder peso com saúde.

Fonte: Agência USP de Notícias

– See more at: http://www.boasaude.com.br/blogboasaude/index.php/trocar-o-acucar-pelo-adocante-nem-sempre-favorece-a-perda-de-peso/#sthash.2hTfOYBS.dpuf

Fonte: Blog de boa saúde