Maternidade Leide Morais segue sem data definida para reabertura
Geral
07.01.2015
As gestantes da zona Norte de Natal e região Metropolitana de Natal seguem tendo que se deslocar até a Maternidade das Quintas ou Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), pois a Maternidade Leide Morais, conhecida como Hospital da Mulher, continua fechada, há quase dois anos, e segue sem previsão de reabertura. A última data estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal para reabertura seria o final do mês de dezembro, mas não foi, mais uma vez, cumprida.
A reportagem d’O Jornal de Hoje esteve na Maternidade no sábado (3) e foi informado pelos vigilantes que estavam de plantão que a obra ainda não tinha sido concluída e que o ultimo dia de serviço tinha sido no dia 30 de dezembro. Do lado de fora, já foi concluído o trabalho de pintura. No final de novembro do ano passado foi detectado um novo problema que atrasou ainda mais a obra e obrigou a empresa responsável pelas obras a refazer parte do rodapé de algumas paredes, atrasando ainda mais reabertura da unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que faltam apenas a colocação do piso dos dois centros cirúrgicos e pequenos reparos referentes ao acabamento final. Mesmo fechada, A Maternidade está funcionando apenas com serviços de exames de ultrassonografias transvaginais e o serviço de esterilização de instrumentos para as unidades de saúde do município.
Quando entrar em funcionamento, a Leide Morais vai operar com a sua capacidade plena, ofertando 35 leitos à rede de saúde. Quando fechou para a reforma, apenas 18 leitos estavam disponibilizados, já que os demais foram interditados devido a infiltrações. A Secretaria Municipal de Saúde explicou que enquanto não acabam as obras, esses leitos e as equipes de profissionais foram relocados para as maternidades dos bairros das Quintas e Felipe Camarão, sem diminuição da oferta de serviço à população
Na unidade, falta apenas um banheiro ficar pronto, além de retoques e acabamentos nas paredes e piso, como o ajuste de cerâmicas que formam o rodapé e também a pintura de algumas portas, como as do bloco cirúrgico. A parte da recepção está quase toda pronta e os equipamentos e mobiliários que serão instaladas nas 19 suítes e três enfermarias já estão sendo limpas.
Reprodução: Jornal de Hoje