UPA Pajuçara é referência em urgência e emergência
Geral
02.02.2015
Primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a entrar em funcionamento em Natal, a unidade de Pajuçara completa em junho cinco anos em atividade e como referência no atendimento de urgência e emergência aos usuários da zona norte e região metropolitana. De porte II na classificação do Ministério da Saúde, a unidade oferta serviços de atendimento em Clinica Médica, Pediatria e Odontologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e Raio-X
Somente na Clínica Médica e na Pediatria, a UPA Pajuçara tem uma média de 300 atendimentos por dia. Por ano, são mais de cem mil atendimentos médicos e odontológicos, além de aproximadamente 145 mil exames. Esse número de atendimento pode crescer, pois a unidade tem capacidade para triplicar o seu atendimento em Odontologia, que atualmente é de 300 por mês.
A UPA Pajuçara atende a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão arterial alterada; febre alta; fraturas; cortes; infartos; dor no peito; dor de dente; e atende aos pacientes socorridos pelo SAMU.
O coordenador administrativo da UPA, Kleiber Rodrigues, ressalta ainda, entre as ações da unidade, o trabalho educativo que acontece nos bairros vizinhos, com objetivo de divulgar os serviços e interagir com a população. Palestras também são realizadas pelo Serviço Social da UPA para os usuários em espera de atendimento.
Kleiber ressalta a qualidade do serviço oferecido pela UPA e o equipamento de Raio-X digital, “que vem fazendo diagnósticos precisos”. Segundo ele, “a UPA Pajuçara e da Cidade da Esperança são pioneiras no uso desse equipamento na saúde pública no RN, economizando custos, preservando a natureza e agilizando o atendimento e, assim, melhorando a qualidade da saúde pública.”
A UPA Pajuçara mantém, em regime de plantão, dois médicos na pediatria atendendo a população com demanda aberta, três médicos na clínica médica e um dentista e um auxiliar para atender as demandas odontológicas.
Fonte: Assessoria Sesap