II Ursap discute estratégias para Campanha de Vacinação contra HPV
Geral
05.03.2015
Técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, por meio do Programa Regional de Imunizações, realizarão uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Saúde da região a fim de discutir estratégias para a Campanha de Vacinação contra HPV e para o Monitoramento Rápido de Cobertura. O evento ocorrerá nesta quinta-feira (5), às 9h, no Centro de Treinamento da II Ursap, direcionando-se aos coordenadores do Programa Municipal de Imunizações e vacinadores.
A reunião será conduzida pelo coordenador técnico da II Ursap, Daniel Duarte, e pelos técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Motta e Lucinete Almeida. O Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) tem por objetivo avaliar a situação vacinal das crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, para as vacinas contra a poliomielite e das crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, para as vacinas com componente sarampo (tríplice viral ou tetra viral).
A vacinação contra HPV no Brasil visa a prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir para a redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo, ou seja, meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade em 2015. Neste ano, as meninas de 9 a 13 anos de idade vivendo com HIV também serão vacinadas de forma diferenciada, conforme esquema vacinal. Serão vacinadas, ainda, mulheres de 14 a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV.
Essa população foi incorporada como prioritária, já que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). Essa indicação é reforçada com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conformidade com o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, visto que a vacina é uma medida de prevenção primária que proporcionará maior proteção à infecção pelo HPV.
Vacinação contra HPV no Brasil
O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, iniciou em 1º de março de 2014 a vacinação para meninas de 11 a 13 anos de idade, ofertando a primeira dose da vacina HPV quadrivalente e em 1º de setembro de 2014, foi disponibilizada a segunda dose do esquema vacinal, além do complemento de esquema para aquelas que completaram 14 anos na ocasião da 2ª dose. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.
Atualmente esse agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A imunização é uma ferramenta de prevenção primária que não substitui o rastreamento do câncer realizado por meio do exame de Papanicolau, visto que a vacina não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV.
Fonte: Sesap-RN