Hemonorte comemora 25 anos como marco para a saúde do RN
Geral
06.03.2015
Responsável por executar a Política Nacional de Sangue no Rio Grande do Norte, o Hemocentro do RN Dalton Cunha (Hemonorte) completa 25 anos nesta quinta-feira (5) e comemora os resultados dos serviços que lhe conferem a condição de marco na atenção à saúde. Durante ato ecumênico que reuniu autoridades e funcionários da casa, a diretora do Hemonorte, Linete Rocha, destacou os ganhos que a sociedade potiguar vem obtendo ao longo dos anos.
“O que de melhor eu posso destacar a respeito do Hemonorte são os serviços de qualidade que vamos realizando a cada ano, sempre aprimorando nossas condições de atendimento à sociedade e, principalmente, à saúde pública. Não temo em dizer que temos garantia de qualidade sempre que somos acionados para atender aos portadores de hemopatias”, comentou Linete.
Com muito a comemorar, a diretora geral da unidade afirmou que a história do Hemocentro, marcado por desafios e vitórias, a cada ano vem se reafirmando como um “marco na saúde”.
“A existência dessa unidade é, por si só, um marco para a saúde do Estado e para toda a população. Nesta trajetória de um quarto de século, os serviços prestados pela unidade foram ampliados, entretanto em nenhum momento o Hemonorte descuidou-se das suas responsabilidades”, destacou.
Centro de referência em hematologia e hemoterapia e contando com modernos recursos tecnológicos, o Hemonorte tem fornecido à população do Estado serviços com garantia e qualidade. Nos procedimentos hematológicos, a unidade dispõe de tratamento ambulatorial de pacientes portadores de hemoglobinopatias, coagulopatias e outras doenças do sangue, assistência transfusional, serviços de odontologia, assistência social, nutrição, realização de exames hematológicos, captação, coleta e tipificação de exames de histocompatibilidade (HLA) para doação de medula óssea e órgãos sólidos.
No que se refere ao setor de hemoterapia as principais atividades são: captação de doadores, triagem clínica e hematológica, coleta de sangue, imunohematologia, sorologia, fracionamento e distribuição de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar pública, privada e filantrópica. Além desses serviços, o Hemonorte contribui para o ensino e pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia.
Visando garantir um atendimento de qualidade aos pacientes e doadores de sangue, o Hemocentro vem investindo na capacitação de seus funcionários e na modernização do parque tecnológico de todas as unidades que compõem a rede (Hemocentros de Natal, Mossoró, Caicó e as unidades de Coleta e transfusão de Currais Novos e Pau dos Ferros), com recursos provenientes de convênios com o Ministério da Saúde e contrapartida do governo estadual.
“A cada dia que passa nós lutamos pelo melhoramento dos serviços. Já estamos com processo de licitação para reforma e ampliação da unidade central, incluindo acessibilidade em todas as áreas. Além disso estamos trabalhando com projetos para melhorar a recepção aos doadores”, afirmou Linete Rocha.
De acordo com a direção, não está previsto para este ano a criação de novas unidades da Hemonorte. Porém, as unidades de Mossoró e Currais Novos receberão investimentos que devem ampliar as ações e o alcance dos serviços.
Reprodução: Jornal de Hoje