3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Secretário Estadual de Saúde recebe consultores do Banco Mundial

Geral

06.03.2015

Nesta quinta-feira (5), o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, recebeu os consultores do Banco Mundial em sua primeira missão do RN Sustentável do ano de 2015, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os consultores vieram conhecer pessoalmente a nova composição de gestores da Sesap, além de avaliar o andamento do Programa.

Estiveram presentes a coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico, a coordenadora de Hospitais e Unidades de Referência, Milena Martins, a gerente da Unidade Executora Setorial do Projeto RN Sustentável, Ana Petta, o consultor do Banco Mundial para a Saúde, David Oliveira, entre outros participantes.

Na ocasião, Ricardo Lagreca enfatizou a importância dos projetos RN Sustentável e IDF, voltado ao fortalecimento da gestão, para a melhoria da Saúde Pública no Rio Grande do Norte. Já Ana Petta destacou que “com a nova gestão da Sesap vivemos um momento bastante positivo para implementar as ações previstas pelo projeto”.

No ano passado, a Sesap, em parceria com o Banco Mundial, realizou importantes ações de planejamento estratégico de políticas públicas para a área de saúde, dentro do Projeto RN Sustentável, que estão contribuindo para uma assistência mais humanizada e diminuição das desigualdades socioeconômicas no Rio Grande do Norte. Dentre essas ações, destacam-se a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços e o fortalecimento das redes de atenção Materno-infantil, Urgência e Emergência e de Atenção às Doenças Crônicas, com prioridade ao diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Por meio do projeto, 21 maternidades já estão com suas adequações iniciadas para oferecer um atendimento de melhor qualidade. Entre as próximas ações, está previsto para o próximo dia 10 o lançamento do Protocolo de Assistência Materno Infantil do Estado do RN. Além disso, foi realizado um processo licitatório e já estão sendo selecionadas as empresas que irão elaborar os projetos arquitetônicos e de engenharia para a reforma de sete hospitais regionais (Santo Antônio, Assu, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, João Câmara e Caicó; para a construção de um Laboratório Anatomopatológico em Natal; a construção de 2 bancos de leite (em Mossoró e Pau dos Ferros) e de um hospital materno-infantil em Mossoró. A previsão é de que as obras sejam iniciadas a partir do 4º quadrimestre de 2015.

O RN Sustentável é um projeto multissetorial integrado cuja meta é contribuir com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, por meio da implementação de um conjunto de ações articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado, com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar. O RN Sustentável está sendo realizado através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que também destinará 40 milhões de dólares para investimentos na área de saúde.

Reprodução: Portal no Ar