Seminário discute prevenção e controle de infecção hospitalar
Geral
11.06.2015
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) e Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), realizou ontem (9), no Auditório da Associação de Municípios do Seridó, em Currais Novos, o I Seminário de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente do Seridó.
Durante todo o dia, foram oferecidas palestras expositivas sobre temas pertinentes à prevenção e controle das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Segurança do Paciente, como: Rotinas de Controle de Infecção Hospitalar, Higienização das Mãos, Prevenção de Pneumonia associada à Ventilação Mecânica e Cultura de Segurança do Paciente, ministradas pelas enfermeiras Fernanda Matos Queiroz, Tatiana Turcatti Nagano e Alessandra Alves, da equipe Técnica da COHUR, além da participação de Amanda Maciel, fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
No último semestre, foram implantadas duas novas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) na região do Seridó, uma no Hospital Regional de Caicó e outra no Hospital Regional Mariano Coelho em Currais Novos. Além destas, a CCIH do Hospital Regional Odilon Guedes da Silva, em Acari, está em fase de implantação, totalizando 54 CCIH’S em acompanhamento pela equipe estadual.
Para Fernanda Matos Queiroz, coordenadora da CECIH, é de grande importância a capacitação dos profissionais de saúde em prevenção e controle de infecção, visto a obrigatoriedade de cada serviço de saúde constituir CCIH e manter um plano anual de controle de IRAS, atuando de forma integrada e visando reduzir a incidência e prevalência destes agravos. “As IRAS são a maior causa de morbidade e mortalidade hospitalar e responsáveis pelo aumento do tempo de permanência e custos hospitalares, sendo, na grande maioria dos casos, relacionadas a causas evitáveis”, explicou.
De acordo com Fernanda, a segurança do paciente também tem fundamental importância para a garantia de uma assistência de qualidade aos usuários dos serviços de saúde. Através dos seis protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que abrangem a identificação correta do paciente – melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde, prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de queda e úlcera por pressão – torna-se possível reduzir a incidência de eventos adversos em saúde que causem danos aos pacientes.
Também participaram do Seminário a coordenadora da COHUR, Milena Martins, os diretores do Hospital Regional Mariano Coelho, Arimatéia Bezerra e Giordano Bruno, o técnico da COHUR, Carlos Eduardo Albuquerque e representantes da Comissão Intergestora Regional do Seridó.
Fonte: SESAP/RN