3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Porque você deve evitar tomar bebidas muito quentes

Geral

17.06.2016

Assopre antes de beber

Um grupo de trabalho internacional composto por 23 cientistas convocados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês) avaliou a carcinogenicidade (potencial cancerígeno) do consumo de café, mate e bebidas muito quentes.

O grupo de trabalho não encontrou indícios sobre os efeitos cancerígenos no consumo de café e nem de mate.

Entretanto, os dados mostram que ingerir bebidas muito quentes (acima de 65º C) provavelmente aumenta o risco de câncer no esôfago.

"Esses resultados sugerem que o consumo de bebidas muito quentes é uma das prováveis causas de câncer no esôfago e que é a temperatura, e não a bebida em si, que aparenta ser responsável por isso", afirmou Cristopher Wild, diretor da IARC.

Bebidas muito quentes

Estudos feitos em países como a China, República Islâmica do Irã, Turquia e América do Sul, onde o chá e o mate são ingeridos tradicionalmente em altas temperaturas (cerca de 70° C), apontam que o risco de câncer no esôfago aumenta com a temperatura em que as bebidas eram consumidas.

Em experimentos envolvendo animais, também houve evidência limitada para a carcinogenicidade de água muito quente.

"Fumar e ingerir bebidas alcoólicas são as principais causas do câncer de esôfago, particularmente em muitos países de alta renda", salientou Wild. "Entretanto, a maioria dos casos da doença ocorrem em partes da Ásia, América do Sul e África Ocidental, onde é comum o consumo de bebidas muito quentes e onde as razões para a alta incidência desse tipo de câncer não são bem compreendidas."

Com base nos dados analisados, a ingestão de bebidas muito quentes foi classificada como possível carcinogênico para humanos (Grupo 2A), embora o grupo reconheça que se trate de "evidência limitada de estudos epidemiológicos que mostraram associações positivas entre câncer do esôfago e o consumo de bebidas muito quentes".

Café e Mate

O mate gelado e morno – abaixo de 65º C – não apresentou efeitos cancerígenos nem em experimentos com animais e nem em estudos epidemiológicos.

O café também foi "liberado", passando da classificação de "possível cancerígeno para humanos (Grupo 2B)", atribuída pela pela IARC em 1991, para o grupo 3, sem risco de causar câncer.

Depois de analisar minuciosamente mais de mil estudos em humanos e animais, o grupo de trabalho concluiu que não há evidências suficientes da carcinogenicidade do consumo de café em geral.

Câncer de esôfago

O câncer de esôfago é a oitava causa mais comum de câncer do mundo e uma das principais causas de morte pela doença, com aproximadamente 400 mil óbitos registrados em 2012 – 5% de todas as mortes por câncer.

Não se sabe, e os dados do novo estudo não mostraram, a proporção dos casos de câncer de esôfago, que podem estar ligados à ingestão de bebidas muito quentes.

Fonte: Diario da saúde