3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Brasil é o 20º país com maior incidência de tuberculose, mas enfrenta desafios para promover controle da doença

Notícias

24.04.2017

Brasil é o 20º país com maior incidência de tuberculose, mas enfrenta desafios para promover controle da doença

O Brasil está na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) que inclui os 20 países com maior incidência de tuberculose e que, juntos, correspondem a 84% dos casos no mundo. Com 84 mil registros estimados em 2015, o País ocupa o 20º lugar nesse ranking, segundo o documento Global Tuberculosis Report 2016 (veja tabela abaixo).

De acordo com a professora e médica da Fiocruz Margareth Dalcolmo, também membro da Câmara Técnica do CFM criada este ano para discussão sobre tuberculose no Brasil, os avanços registrados no País foram notóios, mas precisariam ter ocorrido em velocidade maior para que ele pudesse sair do ranking da OMS.

Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que, em 2015, o Brasil atingiu a meta proposta nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o coe ciente de incidência de tuberculose. Esse indicador passou de 38,7, em 2006, para 30,9 por 100 mil habitantes, nove anos depois, o que corresponde a uma redução de 20,2%.

Membro de instâncias da OMS, do Banco Mundial e do Ministério da Saúde dedicadas ao tema, Dalcolmo explica, no entanto, que, para atingir as novas metas da OMS, a velocidade de queda no número de casos deveria estar em 10% de redução ao ano. Hoje, esse percentual é menor que 3%. Isso explica por que ainda estamos na lista de países que concentram o maior número de casos.

Uma das principais causas de morbidade e mortalidade relacionadas a doençaas infecciosas em países em desenvolvimento, a tuberculose é hoje um desafio epidemiológico e de política pública.

Alvo de uma meta ambiciosa da OMS e de outros organismos internacionais, a de ser erradicada até 2035, a doençaa irrompe como um dos maiores desa os de saúde pública dos próximos anos no Brasil e em pa?ses que concentram os maiores números de casos no globo.

Reprodução: CFM

Foto: A Crítica