3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

A cada 21 segundos uma pessoa morre de tuberculose no mundo

Geral

27.03.2019

A cada 21 segundos uma pessoa morre de tuberculose no mundo

Ao redor do mundo mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose anualmente, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, neste período. Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS. No Brasil o dia 24 de março é a data escolhida como o Dia D, pois a doença representa um sério problema de saúde pública e merece esse destaque. A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande Norte – Coopmed-RN chama atenção para a doença, que a cada ano tem notificados aproximadamente 70 mil novos casos e cerca de 4,5 mil mortes. A tuberculose afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

“Quanto mais rápido for o diagnóstico e mais cedo iniciado o tratamento, melhor o prognóstico, pois a doença avançada pode deixar sequelas irreversíveis e até mesmo fatais”, é o que destaca a médica da Coopmed-RN e pneumologista, Angela Bonifácio. Recentemente, a cantora Simaria da dupla Simone e Simaria, foi diagnosticada com o tipo severo da doença e teve cancelar uma agenda de shows para se dedicar ao cuidado da doença, tendo algumas recaídas ao longo do tratamento. Além da cantora, o jogador Thiago Silva também foi alvo da doença, tornando-se até a cara da campanha de cuidados contra a tuberculose.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O indivíduo com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso.

A presença de desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são fatores de risco para que a microbactéria se multiplique e desenvolva a infecção.
De acordo com a Dra. Angela, o tratamento atual é dividido em 2 fases, sendo a primeira por um período de 02 meses, utilizando 4 drogas -Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol – e, a segunda fase dura no mínimo 4 meses, com apenas 2 drogas – Rifampicina e Isoniazida . “É necessário seguir à risca as orientações do seu médico e não suspender a medicação antes do prazo determinado “, destaca e esclarece que o tratamento só termina quando a cura é confirmada por meio de exames. A interrupção indevida é um dos principais motivos do surgimento dos casos de resistência do bacilo, havendo necessidade de esquemas alternativos, bem como do uso de novas drogas para tratamento desses pacientes.
Recentemente, a Anvisa liberou o registro do medicamento Sirturo® (bedaquilina), como terapia combinada, para os casos de multirresistência do M. Tuberculosis.
As Unidades de Saúde são preparadas tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento dos pacientes, havendo acompanhamento de equipe multidisciplinar para garantir uma resposta terapêutica satisfatória e evitar disseminação da doença.