Adesivos poderão substituir agulhas em vacinas
Geral
25.06.2013
Uma das novidades que recentemente foi apresentado em um importante evento de medicina foi a possível substituição, no futuro, de vacinas feitas com agulhas por pequenos adesivos que poderão injetar o medicamento diretamente na corrente sanguínea da pessoa.
Médicos e especialistas comemoram o anúncio da possibilidade, já que este método pode tornar mais fácil e seguro a vacinação das pessoas e o consequente controle de doenças graves. Mas outros especialistas fazem algumas ressalvas dizendo que esta alteração pode, nem sempre, servir para todos os pacientes.
De acordo com as informações que foram divulgadas, o nanoadesivo é baseado na nanotecnologia – que permite manipular a matéria em escala atômica e molecular, ou seja, em dimensões infinitamente pequenas. Ele supera algumas das desvantagens mais óbvias de vacinas convencionais, como o medo da agulha e a possibilidade de contaminação provocada pelo uso de agulhas sujas.
Uma das principais novidades estariam relacionadas realmente a quantidade de remédio que é necessário para que a vacina funcione. O método do adesivo pode exigir muito menos remédio para fazer efeito e, desta forma, poderá haver uma grande economia para vacinar grandes populações.
Ainda não existe uma previsão de quando esta novidade poderá chegar a população.
Leia mais em: http://www.clickgratis.com.br/virtual/saude/adesivos-poderao-substituir-agulhas-em-vacinas/#ixzz2XEV01CII
Fonte: R7