Alunos de Gestão Hospitalar da UFRN terão aulas práticas na Sesap
Geral
11.07.2014
Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coordenadoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública está possibilitando a atuação de um grupo de seis alunos do curso de Gestão Hospitalar que vivenciarão aulas práticas em diversos setores da Sesap. A parceria terá duração de seis meses, segue até o mês de dezembro, com os alunos participando de três horas de aulas práticas diárias. Os alunos vão atuar em áreas importantes na saúde pública, como Planejamento, Regulação, Atenção Básica, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Adolescentes e DST/Aids, além de outras áreas estratégicas que o Ministério da Saúde normatiza dentro da programação Pactuada e Integrada. “Essa parceria vai ser bastante proveitosa, tanto para a Sesap quanto para os alunos porque eles vão aprender e cooperar com ferramentas de planejamento e gestão, numa experiência de aprendizado e prática”, disse Terezinha Rêgo, coordenadora de Planejamento da Sesap. Segunda Terezinha, essa é a primeira parceria realizada com a UFRN por um período longo, mas a expectativa é de que, no futuro, haja um trabalho contínuo entre a universidade e a Sesap. Para ela, a grande dificuldade em qualificar pessoas na área de gestão, deixa o serviço público carente nesse setor, sendo difícil encontrar bons gestores que conduzam bem a política do SUS. Para a Sesap, isso é muito importante porque estamos trazendo a Academia para dentro do serviço para que possamos desfrutar das novas ideias e aprendizado da Academia e esta possa vivenciar a nossa prática diária de gestão”. O professor Mateus Matta, do Departamento de Gestão Hospitalar da UFRN, é quem está à frente do grupo de alunos.
Fonte: SESAP/RN