Amico alerta sobre cardiopatia
Geral
09.06.2013
Não são somente os corações dos namorados que serão lembrados no próximo dia 12 de junho. A data também tem a utilidade de alertar sobre um assunto importante, que atinge uma criança em cada 100 nascidas vivas – as cardiopatias congênitas. Apesar do grande número de crianças acometidas, a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre a cardiopatia congênita, seus sintomas e tratamento.
Para dar ênfase a esta data e oportunizar a sociedade natalense informações sobre esta patologia e as formas de tratamento, a Amico (Associação Amigos do Coração da Criança), irá desenvolver atividades educativas para divulgar a cardiopatia congênita e as ações da entidade. O evento será realizado na próxima quarta-feira (12), no Natal Shopping, durante todo o dia, e contará com a participação de colaboradores e funcionários da Amico.
Neste dia, as pessoas receberão um material explicativo sobre o que é cardiopatia congênita, tratamento, principais sintomas e conhecerão as atividades que a Amico desenvolve no tratamento dessas crianças. Também serão distribuídos laços, nas cores vermelho e azul, que juntos formam um coração, simbolizando o sangue arterial e venoso. Este laço será utilizado nacionalmente como símbolo do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita.
“As estatísticas mostram que se for ofertado o tratamento adequado, 90% das crianças com cardiopatia congênita terão uma vida adulta saudável. Elas exigem uma atenção diferenciada, clínica e cirúrgica e que demandam uma assistência multidisciplinar (pediatria, cardiologia pediátrica, nutrição, fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, assistência farmacêutica) e, quase sempre tratamento cirúrgico especializado”, explica o presidente da Amico, Madson Vidal.
No Brasil, das crianças nascidas com cardiopatia congênita, somente em torno de 30% delas conseguem tratamento. Essa realidade é ainda pior nas regiões Norte e Nordeste do país. O diagnóstico tardio e a dificuldade de acesso ao tratamento adequado faz com que muitas crianças cheguem aos centros de tratamento especializados com inúmeras complicações e gravemente enfermas, impossibilitando a cura e provocando, às vezes, até a morte precoce destas crianças.
Sobre a Amico
A Amico é uma Instituição não governamental, sem fins lucrativos, sediada em Natal – RN, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, conforme publicação no Diário Oficial do Município em 19/11/2009, Utilidade Pública Estadual Nº 9.263 publicada no Diário Oficial do Estado em 20/11/2009, e Utilidade Pública Federal sob a Portaria Nº 2.247, de 25 de setembro de 2012, que segundo seu Estatuto Social tem dentre as suas finalidades:
– Desenvolver ações no sentido de promover a saúde e cidadania da criança cardiopata, através da assistência multiprofissional;
– Constituir-se num modelo de excelência e humanização no atendimento da criança cardiopata.
A instituição foi criada e registrada em cartório em 31/03/2006, por um grupo de profissionais de saúde que, observando as dificuldades enfrentadas por estas crianças e suas famílias.
Durante o período de 01/01/2012 à 23/12/2012, a Amico prestou um total de 1.564 atendimentos divididos entre assistência em Consulta Cardiológica, Pediátrica, Oftalmológica, Nutricional; Psicológica, Assistência Social, Fonoaudiológica, tratamento Odontológico, Cirurgias Cardíacas, etc. Nos primeiros meses deste ano, uma média de 148 atendimentos mensais foi contabilizada, distribuídos nos diversos atendimentos prestados pelos profissionais envolvidos com a missão da Amico.
Reprodução: Tribuna do Norte