Campanha contra a Poliomielite segue até dia 31 de agosto
Geral
20.08.2015
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no último sábado (15) e segue até o dia 31 de agosto, em todas as unidades de saúde do Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou o balanço dos primeiros dias da campanha no município. Até o momento, Natal conseguiu imunizar 9.320 crianças, o que corresponde a 18,88% do total.
O secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou a importância da ampliação da cobertura da vacina para imunizar a população contra a doença. “A poliomielite está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado, foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas. É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação contínua sendo a melhor forma de prevenção”, afirma o secretário.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, ressaltou a importância da vacinação e pede que os pais e responsáveis levem as crianças até uma unidade de saúde o quanto antes para garantir a imunização. “A vacina é gratuita e continua sendo a única forma eficiente de prevenção. Esse período também é importante para que seja feita a atualização do esquema vacinal das crianças”, destaca Juliana Araújo.
A meta da campanha de vacinação contra a Poliomielite é imunizar pelo menos 95% da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos. “Esperamos que até o final da campanha possamos atingir a meta e com isso, manter elevadas as coberturas vacinais homogêneas em todos os municípios, evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, destacou Juliana Araújo.
Este ano, a Campanha contra a Poliomielite vem agregada da Campanha de Multivacinação, para imunizar de forma seletiva crianças de zero a menores de 5 anos. Os profissionais fazem uma avaliação da caderneta de saúde da criança, onde é atualizada de acordo com a situação vacinal encontrada, aumentando as coberturas vacinais das crianças natalenses.
Fonte: Jornal de Hoje