Campanhas de marketing dobram a probabilidade de uso de preservativo
Geral
03.08.2012
Campanhas de marketing podem dobrar a probabilidade de uso de preservativos, de acordo com um estudo publicado no último Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo mostrou que as pessoas são duas vezes mais propensos a usar preservativos quando são expostas a métodos de marketing. Resultados similares também foram encontrados quando se analisa o uso do preservativo nos encontros sexuais mais recentes. O uso do preservativo voltou a aumentar significativamente, com taxas de quase o dobro, depois de os consumidores terem sido orientados por estratégias de marketing.
A pesquisa, primeira do tipo em todo mundo, foi baseada em informações de seis levantamentos realizados na Índia e na África subsaariana entre 1990 e 2010, envolvendo mais de 23 000 pessoas.
Michael Sweat, um dos principais autores do estudo, da Medical University of South Carolina, disse que a promoção social do preservativo foi associada a uma duplicação de seu uso nas comunidades.
" Isso é impressionante e demonstra a necessidade de manter o acesso aos preservativos de baixo custo e gratuitos nos países em desenvolvimento. Os resultados salientam a importância do uso de preservativos e a necessidade de aumentar continuamente a conscientização através de campanhas publicitárias direcionadas," completa Sweat.
A análise foi desenvolvida com participação de equipes de pesquisadores da OMS (Suíça), Medical University of South Carolina, Family Health International e da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, todos nos EUA.
Fonte: R7