Caravana Cidadã recebe mais 1.200 atendimentos
Geral
30.09.2013
Aconteceu ontem, 29 de setembro, na Escola Estadual Padre Monte, nas Rocas, o projeto “Caravana Cidadã”, uma ação realizada pela Paróquia Santa Terezinha, Caravana Natal Feliz, que oferece todos os anos a população atendimentos gratuitos para a população médicos nas especialidades clínica médica, pediatria, dermatologia, ginecologista, mastologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia .
O projeto está em sua 5ª edição e este ano atendeu a 1.284 pessoas em consultas e realizou 610 exames entre hemocultura, audiometria e eletrocardiograma. Com uma visão social, a COOPMED é parceira do projeto e conta com a participação de médicos voluntários em diversas especialidades.
Para o presidente da COOPMED-RN, Dr. Fernando Pinto, foi um dia de cidadania, incluindo atendimento social e médico de nove especialidades. Ele acrescenta que essa foi a parcela social que a Cooperativa pôde oferecer, contribuindo e tentando reduzir a carência dos serviços públicos de saúde nestas comunidades. "É um dia que pudemos triar alguns pacientes e encaminhar para unidades de referência para que os mesmos possam ter um atendimento definitivo, caso necessário. Além disso, tinha uma farmácia com medicamentos para que os pacientes pudessem ir para casa com o seu medicamento", lembra Dr. Fernando. "É uma grande satisfação a parceria que existe entre a Caravana Cidadã e a COOPMED neste projeto que tem uma importância social muito grande para as comunidades na periferia de Natal", completa.
Outro parceiro pioneiro do projeto é o Instituto Pedro Cavalcante que participou mais uma vez do evento levando nove especialistas em otorrinolaringologia e fonoaudiólogos. Para o diretor do instituto, Dr. Pedro Cavalcanti a inciativa social é muito importante. " Antes de formar profissionais, nós nos preocupamos em formar cidadãos", disse.
O evento que contou com a participação de centenas de voluntários, teve parceria com a Sociedade de Norte-Riograndese de Cardiologia e do SESI. Além dos atedimentos, os pacientes recebiam medicamentos, e enquanto os pais faziam suas consultas os filhos ficavam com recreadores e recebiam lanches.
Fonte: Extra Comunicação