3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Cientistas contrariam recomendações de amamentação

Geral

13.05.2016

Pesquisa publicada no British Medical Journal e noticiada pela BBC mostra que alimentar os bebês apenas com o leite materno durante os primeiros seis meses de vida pode não ser saudável. A pesquisa, liderada pela pediatra Mary Fewtrell, sugere que quanto mais tarde é feito o desmame, maior a chance da criança ter alergias a alimentos e deficiência de níveis de ferro.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha há dez anos que os bebês sejam exclusivamente amamentados até os seis meses, mas a equipe de médicos do University of London Institute of Child Health defende que o desmame deve ser feito no máximo até os quatro meses de idade. Para países em desenvolvimento, os cientistas concordam com a recomendação da OMS, já que o acesso a água limpa e comidas de bebê seguras para consumo é limitado e há um alto índice de doenças e mortes infantis.
A recomendação da OMS foi baseada em 16 estudos que diziam que bebês alimentados exclusivamente com leite materno tinham menos infecções e não apresentavam nenhum problema de crescimento. Mas os especialistas dizem que uma nova revisão de 33 estudos não mostra evidências convincentes de que seja ruim introduzir comidas sólidas para bebês entre quatro e seis meses de idade.
Há outras evidências que mostram que alguns bebês morrem por causa da alimentação inadequada, como introduzir comida sólida antes que o mecanismo de deglutição esteja amadurecido o suficiente. O mais importante é que as mães conversem com um profissional da saúde antes de desmamar os filhos.

Reprodução: http://saude.hsw.uol.com.br/