3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

CLIPPING RN - 20/07/2010

Geral

20.07.2010

TRIBUNA DO NORTE – 20-07-2010

Secção: Internacional

Link:  http://tribunadonorte.com.br/noticia/gel-reduz-contaminacao-por-hiv/154645

Publicado no dia 20/07/10

 

GEL REDUZ CONTAMINAÇÃO POR HIV

São Paulo (AE) – Um gel de aplicação vaginal contendo  concentração de 1% do remédio antirretroviral tenofovir pode reduzir o risco de uma mulher contrair o vírus causador da aids, o HIV, até 54%, de acordo com estudo a ser publicado na edição desta semana da revista Science e que foi divulgado na tarde de ontem. Realizado com 889 mulheres sul-africanas sexualmente ativas de idade entre 18 e 40 anos, o gel mostrou uma eficácia média de 39% em todo o grupo estudado, chegando a 54% entre as mulheres que seguiram as orientações de aplicação ao pé da letra. Num benefício colateral inesperado, o gel também reduziu em mais de 50% a incidência de herpes genital.

Para a realização do experimento, o conjunto de mulheres foi dividido em dois grupos, sendo que 445 receberam o gel de tenofovir e 444, um placebo – um gel idêntico ao medicamento, mas sem ingrediente ativo. Nem as mulheres, nem os pesquisadores, sabiam quem estaria recebendo o quê. A instrução era que uma dose fosse aplicada na vagina menos de12 horas antes da relação sexual.

Os principais autores do estudo, o casal Quarraisha Abdool Karim e Salim S. Abdool Karim, advertem que mais estudos serão necessários para confirmar os resultados obtidos. O gel, se tiver a eficácia confirmada, não deve chegar ao mercado antes de dois anos.

 

TRIBUNA DO NORTE – 20-07-2010

Secção: Artigo

Por: Antônio Carlos Lopes – presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Link:  http://tribunadonorte.com.br/noticia/planos-de-saude-medicos-e-cidadaos/154637

Publicado no dia 19/07/10

 

PLANOS DE SAÚDE, MÉDICOS E CIDADÃOS

Está consagrado na Constituição que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. Ao Governo cabe, então, criar condições adequadas para que a população tenha acesso integral ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo qualidade e resolutividade. Infelizmente essa não é a realidade que assistimos. Frequentemente, o cidadão que necessita de atendimento médico e depende da rede pública, sofre com o longo tempo na fila de espera aguardando a marcação de consulta. Sua angústia é ainda pior quando se trata de agendar exames e obter os resultados. Esse desequilíbrio do sistema compromete o tratamento e o paciente, não raro, recorre à automedicação ou acaba seguindo a prescrição do farmacêutico que não tem formação para receitar, uma vez que qualquer prescrição pressupõe diagnóstico – procedimento que é da alçada exclusiva do médico. 

Na maioria das vezes, essa triste realidade provoca prejuízos aos pacientes e ao próprio SUS, pois gera mais gastos, além de permitir o agravamento da doença e possíveis sequelas. É um problema para o cidadão, para a família e a sociedade que arcam com esse ônus da incompetência da assistência à saúde.

Uma consequência de tal desatino é o aumento da procura pela saúde suplementar. De fato, até poderia ser uma alternativa, se funcionasse bem. Mas também não é o que ocorre. Nesta área, os abusos de operadoras contra médicos e pacientes são inúmeros. Tanto que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de colocar no ar, em rede de televisão, propaganda para alertar os pacientes a não optarem por esse ou aquele plano sem ler detalhadamente os contratos. É que, por trás das letras miúdas, não raramente se escondem surpresas terríveis.

Hoje, aliás, os planos de saúde figuram entre os recordistas de reclamações nos órgãos de defesa dos consumidores. Para agravar a situação, empresas também jogam pesado contra a autonomia do profissional médico. Os honorários vis têm levado muitos a fechar seus consultórios. Só para ter uma ideia, recente estudo da Associação Paulista de Medicina demonstra que, atualmente, os honorários líquidos recebidos de alguns planos de saúde estão na média de R$ 4 a R$ 5. Em outras palavras, o flanelinha chega a ganhar mais do que médico no país.

Não bastasse, também os profissionais de medicina sofrem pressões para reduzir solicitações de exames, de internações e outros procedimentos. Auditores que ignoram completamente o quadro clínico do paciente forçam altas, transferências para “Home Care” e assim por diante. Não estão nem um pouco preocupados com a saúde e a vida. São pressionados a aumentar a lucratividade dos planos de saúde.

É inadmissível o que acontece na saúde suplementar. Médicos, população, instituições e homens públicos sérios precisam reagir imediatamente. A todos cabe iniciar uma guerra sem tréguas pela humanização e qualidade da assistência aos pacientes. Aos médicos, em particular, mas com o apoio de todos os demais agentes, fica o desafio de não se submeterem a tais desplantes para garantir o que lhe é de mais sagrado: a dignidade do exercício da profissão e a confiança dos pacientes.

 

 

DIÁRIO DE NATAL – 20-07-2010

Secção: Saúde

Por: Paloma Oliveto

Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/07/20/saude1_0.php

Publicado no dia 20/07/10

 

UM PAÍS DE OBESOS

Brasil engordou 22% em três anos e se aproxima dos EUA, que abriga um terço de pessoas acima do peso
 

Poucas frutas e hortaliças, muita carne engordurada e refrigerante todos os dias. O novo cardápio do brasileiro, revelado pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, colocou o país no caminho da obesidade. A enquete, realizada no ano passado com 54.367 adultos das 26 capitais e do Distrito Federal, mostrou que quase metade da população está acima do peso saudável e 13,9% já pode ser considerada obesa.
 

O estudo investigou os hábitos do brasileiro, que, além de consumir poucos alimentos saudáveis, não costuma praticar atividades físicas. A mistura elevou rapidamente o ponteiro da balança: em apenas três anos, o percentual de indivíduos com sobrepeso aumentou quase 10%, enquanto que o de obesos subiu 22% no mesmo período.

Para o endocrinologista Alfredo Halpern, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), os índices vão crescer ainda mais e se igualarão, em breve, aos dos Estados Unidos, onde um terço da população é obesa e a doença já é considerada uma epidemia. "Essa prevalência vai aumentar devido ao estilo de vida, ao estresse, à falta de sono, ao consumo de gorduras trans e até por causa do ar-condicionado", diz Halpern, explicando que a falta de variação térmica é um dos fatores que levam ao acúmulo de gordura corporal.

Ele destaca, além disso, a influência negativa dos disruptores endócrinos, substâncias artificiais amplamente utilizadas – da agricultura às embalagens plásticas, como copos e filmes de micro-ondas – que promovem depósitos de gordura no organismo. Além disso, o médico acredita que as pessoas estão encarando o excesso de peso com despreocupação. "De repente, virou algo natural. Mas faz mal, mata", alerta o médico.

Estilo de vida

A nutricionista Brigitte Olichon, professora de nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), de Petrópolis, também associa o aumento de peso da população ao novo estilo de vida do brasileiro. "Temos cada vez maior presença da mulher no mercado de trabalho e longe dos afazeres domésticos, optando pela alimentação fácil, pronta e rápida", observa.

A endocrinologista Thalita Bittar, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, lembra que, além da facilidade com os alimentos prontos, a modernidade suprimiu o esforço físico. "Antes, as pessoas precisavam se levantar para mudar o canal da televisão, tinham de se movimentar para levantar o vidro do carro. Agora, tudo é automático", diz.

 

DIÁRIO DE NATAL – 20-07-2010

Secção: Saúde

Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/07/20/saude1_1.php

Publicado no dia 20/07/10

 

QUANDO 143KG VIRAM PROBLEMAS

 

Desde os 9 anos, Hadija Dawd Ibrahim, 43, luta contra a balança. Descendente de árabes, sempre foi acostumada à mesa farta, composta por legumes e verduras, mas também por muita gordura. Em setembro do ano passado, Hadija, que mede 1,60m, atingiu os 143kg. Mesmo acompanhada por uma endocrinologista e por uma nutricionista, não conseguia emagrecer. Ela admite que sofre de compulsão alimentar, e que não vivia sem pão, margarina e cachorro-quente, entre outras guloseimas. "Minha mãe dizia que eu não passava margarina no pão, mas pão na margarina. E que não colocava açúcar no café, mas café no açúcar", brinca.

Com hipertensão, varizes e um inchaço nas pernas que a impediam de andar os 2km que separam sua casa, na área rural de Sobradinho (DF), da parada de ônibus, Hadija começou a achar que iria morrer. "Pensei que não fosse chegar aos 43 anos", diz. Estimulada por uma amiga, passou a frequentar as reuniões do Resultado Positivo, um método de reeducação alimentar, que não proíbe nenhum alimento, mas adapta as quantidades e equilibra o consumo dos grupos alimentares.

Desde setembro, ela já perdeu 35kg. Com o emagrecimento, Hadija não precisou mais tomar os remédios para a pressão, que está controlada. Ainda faltam mais 35kg. "Sei que vai demorar, mas vou conseguir", garante.

Além de gerar problemas de saúde, a obesidade prejudica a economia do país. "Um país muito obeso vai ter altos gastos de saúde pública e de previdência, o que já está acontecendo nos Estados Unidos. Temos obrigação de olhar para o que está acontecendo e aprender com a dificuldade dos outros. Ainda temos oportunidade de dar um passo adiante", observa a endocrinologista Thalita Bittar. "A obesidade e as doenças decorrentes dela deixam parte da população economicamente inativa e de alto custo para a saúde. Em termos de política pública, está no momento de se fazer um projeto de prevenção muito sério e efetivo", acredita.

 

Bottom of Form 1

DIÁRIO DE NATAL – 20-07-2010

Secção: Saúde

Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/07/20/saude2_0.php

Publicado no dia 20/07/10

 

DOR // CRIADA A "VACINA ADESIVO"

 

Pesquisadores americanos estão desenvolvendo uma vacina em forma de adesivo que poderia substituir as dolorosas seringas de injeções. O adesivo tem centenas de agulhas microscópicas que se dissolvem quando em contato com a pele. Cada adesivo contém 100 "microagulhas" com 0,65 milímetro de comprimento. Os adesivos foram desenvolvidos pela Emory University e pelo centro científico Georgia Institute of Technology. Testes feitos em camundongos mostraram que a nova tecnologia pode ser até mais eficaz na imunização contra doenças como gripe.

 


DIÁRIO DE NATAL – 20-07-2010

Secção: Saúde

Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/07/20/saude3_0.php

Publicado no dia 20/07/10

 

AIDS // MAIS DE 5 MILHÕES EM TRATAMENTO

Mais de 5 milhões de pessoas já recebem tratamento contra o HIV, um dado positivo com o qual a Organização Mundial da Saúde lembra que o acesso aos tratamentos não só permite salvar vidas, mas também reduzir os riscos de contágio. Os dados foram divulgados ontem na Conferência Internacional Aids 2010 e indicam que no final de 2009, 5,2 milhões de pessoas recebiam tratamento contra o vírus HIV, frente aos 4 milhões que se beneficiavam destes tratamentos em 2008.

 

GAZETA DO OESTE – 20-07-2010

Secção: Saúde

Link:  http://gazetadooeste.com.br/saude1.php

Publicado no dia 19/07/10

 

ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PORTADORES DE CÂNCER LANÇA CAMPANHA PARA CRIAR UMA FARMÁCIA

Com o objetivo de promover o bem-estar social, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir os custos da instituição, a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) está arrecadando fundos para a criação de uma farmácia de manipulação.
Mensalmente são doadas cerca de 350 caixas de remédios aos pacientes. Alguns remédios caros, caso do megestate, que chega a custar R$54,00. A diretora administrativa da AAPCMR, Ana Klébia, explica que o projeto "Farmácia Gotas de Solidariedade" é o grande desafio deles no momento. "Trabalhamos em cima da criação da farmácia, quando o projeto sair do papel teremos uma redução de custo enorme. Estamos fazendo campanhas para angariar fundos e montar a nossa farmácia. Quem não puder ajudar com dinheiro e quiser doar equipamentos, nós também aceitamos," afirma a diretora.
Os funcionários da AAPCMR já estão se mobilizando, na campanha do São João foram arrecadados cerca de R$ 3.300,00. Valor baixo se comparado ao custo total do projeto, que está ornamentado em R$ 116.000,00.
A partir da próxima segunda-feira, 19, até o dia 19 de setembro, a AAPCMR estará com um estande no West Shopping vendendo produtos personalizados com a logomarca da instituição para conseguir mais dinheiro. "Vamos vender canetas, garrafinhas, canecas, camisetas, bolsas femininas e mais outras séries de adereços. Todo o dinheiro será utilizado na criação da farmácia" conta Ana Klébia.
Além do estande no West Shopping, a instituição terá um na Ficro e promoverá no dia 26 de agosto um chá beneficente. Todos com o mesmo objetivo, a criação da farmácia Gotas de Solidariedade.

   

GAZETA DO OESTE – 20-07-2010

Secção: Saúde

Link:  http://gazetadooeste.com.br/saude2.php

Publicado no dia 19/07/10

 

EVENTO SIMULA O JULGAMENTO DE MÉDICOS

Estudantes dos cursos de Medicina e Direito, além de médicos e advogados de Mossoró participam desde ontem do "Júri Simulado de Um Caso Médico" no auditório da Delegacia do Conselho Regional de Medicina (CREMERN). Na noite de ontem, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto como funciona um julgamento de um profissional da medicina.
"Tem uma ideia educativa de mostrar aos alunos tanto de Medicina, como de Direito e também os advogados como chegam as denúncias; como o conselho apura os fatos e faz os procedimentos; como se julga um médico, entre outros", explica Luís Eduardo Barbalho, presidente do Cremern.
Na tarde de hoje, a atividade se repete às 11h. Segundo Luís, os júris são baseados em fatos reais e corriqueiros. Além disso, uma série de palestras na manhã de hoje completam a programação.
A partir das 8h30, haverá a palestra "A Função Julgadora do Cremern", apresentada pelo presidente da autarquia no Rio Grande do Norte, Luís Eduardo Barbalho. Em seguida, às 9h10, o médico e Conselheiro do Cremern, Francisco Edilson Leite Pinto Júnior será o palestrante, abordando o tema "Sobre a Verdade". Às 9h50, o médico e cirurgião torácico Jeancarlo Fernandes Cavalcante, vice-presidente do conselho, abordará o tema "Erros Médicos X Complicações".
Luís falou da importância do evento para os participantes. "Primeiro pelo entendimento sobre os problemas das denúncias que partem, sobretudo, da quebra da relação médico-paciente. Alertamos os estudantes para atender melhor seus pacientes, sem pressa, com mais atenção para evitar mais na frente qualquer problema", ressalta.
O médico Antônio Leite, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), considerou importante a participação dos alunos no júri. "Desde o primeiro período e também ao longo do curso os alunos têm contato direto com ensinamentos para que sua profissão seja pautada pela ética médica. Então, ter um evento como esse, é de fundamental importância para reforçar esse aprendizado", complementa


 

GAZETA DO OESTE – 20-07-2010

Secção: Saúde

Por: Dr. Ígor Allamo – Oftalmologista CRM 5720

Link:  http://gazetadooeste.com.br/artigosaude.php

Publicado no dia 19/07/10

 

UVEÍTE

Dr. Igor Allamo – Medico Oftalmologista – CRM 5720 RN

É uma inflamação intra-ocular que compromete total ou parcialmente o trato uveal, com envolvimento freqüente do vítreo, retina e vasos sangüíneos. O trato uveal é a camada vascular média do olho, podendo ser dividida em três partes: íris – formada pela porção anterior, corpo ciliar – porção intermediária e a coróide – porção posterior.
As uveítes podem ser classificadas como crônicas ou agudas, dependendo do tempo de duração. A aguda tem um início rápido, em poucos dias, e duração entre dois e seis semanas. A forma crônica tem início mais lento, durando acima de seis semanas e pode evoluir por muitos meses. Existem casos em que a uveíte leva a uma cegueira irreversível.
Os sintomas mais comuns de uveíte são a dor ocular e peri-ocular (ao redor dos olhos), fotofobia, edema palpebral e vermelhidão próxima da córnea. A doença não apresenta secreção, mas a pupila fica contraída (miose), respondendo pouco ao estímulo da luz, e a visão pode estar um pouco borrada.
As uveítes podem ter diferentes causas e podem ser relacionadas a diversas outras doenças tais como: artrite reumatóide juvenil, toxoplasmose, herpes, citomegalovírus, bactérias etc. Há ainda uveítes de causa não totalmente esclarecida e associada com a doença de Behçet e a síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada. Nessas, como em muitas outras, há participação de mecanismos imunológicos complexos que podem agravar o problema. Porém, boa parte das uveítes ainda tem suas causas desconhecidas.
Se não for tratada a tempo, a uveíte pode causar danos irreversíveis ao globo ocular e provocar glaucoma, descolamento de retina e deixar cicatrizes na retina que reduzem a visão.
O paciente com uveíte deve ter uma atenção especial, pois deve ser tratado como portador de uma doença complexa, a qual requer do oftalmologista um conhecimento profundo não só oftalmológico, mas também relacionado diretamente com outras especialidades médicas.
Quando não se sabe a causa, adota-se um tratamento comprovado e denominado não-específico, que inclui corticoesteróides e antiinflamatórios não-hormonais, midriáticos e drogas imunodepressoras.

JORNAL DE FATO – 20-07-2010

Secção: Mossoró

Link:  http://defato.com/mossoro.php#mat3

Publicado no dia 20/07/10

 

AGENTES DE SAÚDE SE REÚNEM HOJE COM CIDADANIA


Representantes da coordenadoria regional de Mossoró do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do RN se reúnem em audiência com a Secretaria de Cidadania do Município para discutirem o enquadramento dos agentes de saúde no Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS).
Os dois lados divergem sobre os critérios referentes ao tempo de trabalho que devem valer para enquadramento do PCCS. A categoria foi absorvida pelo serviço público municipal desde 2008. No entendimento do município, a validação no Plano deve contar com a partir deste ano, quando passaram a ser estatutários.
Já para o Sindicato, devem ser levados em conta todos os anos de atividade profissional da categoria. Assim, de acordo com a exemplificação do presidente do sindicato, João Moraes, um profissional com 14 anos de atuação estaria enquadrado no nível 7, o que representa uma remuneração de 770 reais. Porém, pelo método do município, esse mesmo passará a ser enquadrado no nível 2, com remuneração de 664 reais.
O prejuízo, segundo a classe, implica também no direito ao anuênio acrescido de 1% a cada ano. Além disso, estão à mesa também a solicitação do filtro solar para os agentes de saúde e de endemias, absorvidos para o município em abril deste ano.