COOPMED realiza Assembleia Geral Extraordinária
Geral
28.03.2013
Ontem à noite (27), a Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, que contou com a participação de alguns cooperados. Diversos assuntos foram discutidos, entre eles: número de procedimentos e de cooperados, reforma do estatuto, renovação dos contratos e novos serviços.
De acordo com o presidente da COOPMED, Dr. Fernando Pinto, o ano de 2012 foi muito difícil. "Enfrentamos várias paralisações e todos sabem que 2012 foi um ano de crise, devido ao não cumprimento dos contratos e pagamentos", ressalta o presidente.
Através de slide, Dr. Fernando mostrou o aumento do número de plantões de 2011 para o ano de 2012. Em 2011 foram contabilizados 23.000 plantões e em 2012, 26.000 plantões. Do ano de 2010 para 2012 o resultado foi surpreendente e mostrou um aumento de 50% nos procedimentos realizados pelo SUS. Um crescimento exponencial, segundo Dr. Fernando. "A Coopmed cresceu demais nesses últimos anos, apesar de todas as dificuldades. Faturamos esse ano, cerca de R$42 milhões de Reais. Agora em 2013, com relação ao Município de Natal, parece que as coisas estão entrando nos eixos".
O contrato de uma consultoria para reformar o Estatuto da COOPMED também foi assunto de pauta da Assembleia. Dr. Fernando explicou que o escritório de advocacia Tenório Rodrigues Krueger Associados será o responsável por este trabalho. A consultoria realizará a mudança do objeto, com base na Lei 12.69012. Segundo Dr. Fernando, o Estatuto está desatualizado e nunca passou por uma revisão, desde a sua criação. "Vamos melhorar o nosso Estatuto e quando isso acontecer, ele será disponibilizado no site da cooperativa para que todos tenham acesso", enfatiza.
O modelo novo de contra-cheque também foi mostrado aos cooperados que irá mostrar, em detalhes, as escalas dos plantonistas que vão poder saber o que está acontecendo em cada serviço. Com este novo modelo, a COOPMED terá uma padronização das escalas, o que permitirá ao cooperado trocar a escala pelo site da cooperativa.
Uma novidade que também foi exposta durante a Assembleia é o fato que a COOPMED começou a fazer visitas às unidades para ouvir os cooperados sobre diversos assuntos, entre eles: segurança, condição de trabalho, alimentação, repouso, entre outros.
Foi comentado o fato da escala de plantão do CRO do Walfredo Gurgel ter sido suspensa, fato que foi bastante noticiado pela imprensa local.
A demonstração de resultados do ano de 2012 foi feita pela assessoria de contabilidade da cooperativa, que se reúne mensalmente com a diretoria para apresentar o balancete. Na oportunidade foi feita uma comparação entre as receitas e as despesas e ainda, foi exposto o balanço patrimonial relacionado ao ano de 2012. Dr. Jader Rodrigues, membro do Conselho Fiscal ficou responsável por apresentar a votação das contas e balanço fiscal do ano de 2012.
Com relação às sobras de recurso da Cooperativa, foi decidido por unanimidade que o valor fique destinado para a compra da sede própria da cooperativa.
Dr. Fernando disse também que será realizada uma auditoria dos anos de 2006 a 2009. Os cooperados deram a sugestão de orçar com três empresas do ramo de consultoria contábil.
A diretoria sugeriu que, com relação ao Pro-labore, que fica mantida a regra anterior de 30 horas do piso FENAM. A ideia foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
Para encerrar a Assembleia aconteceu a eleição do novo Conselho Fiscal 2013/2014.
Fonte: COOPMED