3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Crianças são vítimas frequentes de queimaduras

Geral

22.06.2015

Em qualquer período do ano, as crianças são mais afetadas por todo tipo de queimadura. De fevereiro a maio deste ano, 51,98% dos acidentes do CTQ foram de crianças (30 em números absolutos).

Segundo o médico Marco Almeida, que atende no centro do Walfredo Gurgel, a cozinha é o principal ambiente da casa onde as crianças se machucam. Isso explica que 60% dos pacientes do Centro de Tratamento de Queimados sejam  vítimas de escaldadura (líquidos quentes). Moradora do bairro de Cidade Nova,  a dona de casa Ana Carla Silva e seu filho de um ano dão vida a essa infeliz estatística.

Na segunda-feira passado, os dois se queimaram com café quente que estava sobre o fogão. Enquanto Ana Carla lavava o liquidificador, o filho puxou a porta do forno. Com isso, cafeteira quente caiu sobre a cabeça e os braços do pequeno e ainda respingou sobre a perna da mãe. “Foi uma bobeira que eu dei, porque da primeira vez eu tirei ele, mas da segunda não deu tempo. Ainda bem que não foi nada grave, foi só superficial”, comentou a mãe.

Com um filho mais velho de seis anos de idade, assa situação desesperadora nunca tinha acontecido com Ana Carla.    “Evitar a criança ficar perto do fogão, mexer com fogo, tem muitos meios pra evitar isso”, falou. Para o  cirurgião plástico Marco Almeida, não há motivo para criança transitarem na cozinha.  “A criança não pode entrar na cozinha sozinha. Claro que existe um problema social de pessoas que moram num vão único, não têm como isolar a cozinha do resto. Mas o ideal é fazer uma cancela, fazer algo que dificulte o acesso da criança”, orientou.

Hábito comum e também condenável pelo médico, cozinhar com criança no colo é um risco imenso. “Numa distração a criança puxa o cabo de uma panela  e tem o escaldeamento. Virar líquidos aquecidos é uma das principais causa de morte da criança”, completou Marco Almeida.

O que
De fevereiro a maio deste ano, 51,98% dos acidentes do CTQ foram de crianças (30 em números absolutos)

 

Fonte: Tribuna do Norte