3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Dermatologistas avaliam pele da população em parque de SP

Geral

03.11.2013

Neste domingo (3), a Sociedade Brasileira de Dermatologia estará no Parque do Carmo, em São Paulo, entre 9h e 15h, para esclarecer dúvidas sobre a psoríase, doença autoimune que se manifesta na pele causando manchas vermelhas e descamação. A iniciativa faz parte da campanha nacional "A Psoríase Machuca Mais do que a Pele" e terá distribuição de material educativo.

A psoríase afeta 125 milhões de pessoas no mundo e, geralmente, é mais comum entre os 15 e 30 anos — sendo que 30% dos pacientes podem desenvolver artrite psoriásica, que combina os sintomas de duas doenças autoimunes, a própria psoríase e a artrite reumatoide, ambas incapacitantes.

Psoríase: tratamento adequado melhora aparência da pele e reduz constrangimento

Por causa da aparência da pele, o paciente pode manifestar sintomas de depressão e fobia social. Além disso, os especialistas enfatizam a necessidade de lutar contra o estigma e o preconceito em relação aos portadores da doença.

Pesquisa revela que 70% dos pacientes com psoríase têm doença associada

Ainda de causa desconhecida, acredita-se que a predisposição pode exercer papel importante papel o surgimento do quadro. O diagnóstico inclui a análise do tipo e da extensão da doença, assim como do histórico clínico do paciente.

O tratamento pode incluir medicamentos de uso local, fototerapia ou medicamentos sistêmicos, como os biológicos, recomendados nos casos mais graves da doença. Os anticorpos monoclonais totalmente humanos são um tipo de medicamento biológico que bloqueia a ação de determinadas células e de processos químicos no organismo que contribuem para o desenvolvimento da doença. 

Fonte: R7