Descoberto novo código escondido no DNA
Geral
18.12.2013
Informações genéticas
Cientistas descobriram um segundo código escondido dentro das moléculas de DNA.
Esse segundo código contém informações que mudam a forma como os cientistas leem as instruções contidas no DNA e interpretam as mutações para tentar entender a saúde e as doenças.
Desde que o código genético foi decifrado, em 1960, os cientistas assumiram que ele era usado exclusivamente para gravar informações sobre proteínas.
Andrew Stergachis e seus colegas da Universidade de Washington (EUA) agora descobriram que os genomas usam o código genético para escrever pelo menos dois idiomas distintos.
O primeiro, que já havia sido decifrado, descreve como as proteínas são feitas, enquanto o novo idioma instrui a célula em como os genes devem ser controlados.
Uma linguagem é escrita em cima da outra, razão pela qual esse segundo idioma do DNA permaneceu escondido por tanto tempo.
Na prática, os dados contidos no novo código escondido do DNA praticamente dobram as informações genéticas.
“Por mais de 40 anos nós assumimos que mudanças no DNA que afetam o código genético impactam apenas o modo como as proteínas são feitas,” diz o professor John Stamatoyannopoulos, orientador do estudo.
“Agora sabemos que este pressuposto básico sobre a leitura do genoma humano perdeu metade da informação. Essas novas descobertas mostram que o DNA é um dispositivo de armazenamento de informações incrivelmente poderoso, que a natureza tem explorado plenamente de maneiras inesperadas.”
Reprodução: Diário da Saúde