3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Dia Mundial de Combate ao câncer: prevenir e combater é escolher a vida

Artigos

04.02.2021

Dia Mundial de Combate ao câncer: prevenir e combater é escolher a vida

O câncer é uma das doenças que mais aflige a sociedade em todo mundo. No entanto, prevenir e combater o problema depende de ações simples de autocuidado que todos nós podemos cultivar. Adotar esses hábitos é escolher a vida!

Veja abaixo algumas dicas de como prevenir o câncer:

1. Diga não ao cigarro

Dizer não ao cigarro é poupar seu corpo de mais de 4.700 substâncias tóxicas que agridem a cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e pulmões. Sem contar que a fumaça é prejudicial para quem fuma e quem está por perto.

2. Evite alimentos ultraprocessados

Busque uma nutrição mais natural, dando preferência às frutas, verduras e cereais. Evite alimentos ultraprocessados, como os enlatados e as bebidas adocicadas, que contêm produtos químicos como os conservantes e sal em excesso, favoráveis ao surgimento de câncer de intestino (cólon, reto ou de estômago).

3. Faça exercícios regularmente

De acordo com a American College of Sports Medicine, que analisou centenas de estudos relacionando e atividade física e diferentes tipos de câncer, a probabilidade de desenvolvimento de tumores entre pessoas que praticam exercícios diminui em até 20%. Escolha uma modalidade que te agrade e movimente seu corpo!

4. Modere o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas, quando não moderado, pode favorecer o surgimento de tumores. Uma pessoa que bebe muito, por exemplo, possui risco até dez vezes maior de ter câncer de boca, em comparação a quem não consome álcool.

5. Evite a exposição prolongada ao sol

O sol pode ser um grande vilão para a saúde da pele quando a exposição é prolongada. Para se cuidar, evite os horários de maior intensidade, entre as 10h e 16h, e lembre sempre de passar o protetor solar.

6. Use camisinha

Usar camisinha protege não só das infecções sexualmente transmissíveis: ela pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer do colo do útero.

7. Amamente seus filhos

Mulheres que amamentam seus filhos podem reduzir de 20 a 25% as chances de câncer de mama e ovário. Isso acontece porque, ao amamentar, há uma menor produção de estrógeno, ligado ao desenvolvimento do câncer de mama.

8. Realize exames preventivos

Exames preventivos podem ser definitivos para a preservação da saúde, através do diagnóstico precoce.

A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres acima de 45 anos e o preventivo de colo uterino a partir dos 25.

A colonoscopia deve ser feita por homens e mulheres com mais de 45 anos em intervalo de cinco anos.

Além disso, devem ser feitos exames dermatológicos, com periodicidade determinada pelo especialista, e tomografia helicoidal de baixa dose para fumantes de longa data a partir dos 55 anos.